Reconhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, Itabirito recebeu, no dia 27 de julho, a visita de representantes do Governo de Minas e funcionários da empresa Impactur, responsável pelo Projeto Caminho Religioso da Estrada Real. A reunião, com representantes da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, discutiu a oportunidade do município se tornar um dos destinos do projeto. “É muito bom para Itabirito ser reconhecido num projeto tão grandioso como esse. A cidade possui muitas manifestações religiosas que agora poderão ser mais valorizadas”, destaca Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo.
Oitenta e seis cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, de Caeté (MG) à Aparecida (SP), estão previstas para fazer parte do roteiro do projeto. A visita à Itabirito teve o objetivo de levantar dados e fazer análise do turismo no município e, de acordo com a analista de turismo da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, Graziele Vilela, o projeto ainda está em fase de implementação e reconhecimento dos espaços nos municípios. “Nossa intenção é aproveitar o caminho que já existe na Estrada Real”, enfatiza Graziele. Ainda segundo a analista, a iniciativa será baseada no Caminho de Santiago de Compostela, que é uma rota secular de peregrinação religiosa, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, localizada na Espanha.
Nesta primeira etapa, serão realizadas visitas aos municípios para apresentação da iniciativa e recolhimento de dados. “O projeto só será um sucesso se for abraçado pelos municípios que farão parte dele”, conclui Paula Versiani Borges, funcionária da Impactur.