“Vocês são os grandes responsáveis pelo sucesso de mais uma edição da Festa do Pastel de Angu, esta festa que valoriza a cultura e a tradição do nosso município”, agradeceu o Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, às professoras, cantineiras e membros da Secretaria de Educação, durante a abertura da 11ª Festa do Pastel de Angu, na tarde do dia 6 de agosto. “Itabirito é hoje referência na educação em todo o estado, por causa desta dedicação de cada um de vocês”, continuou o Prefeito.
A Festa do Pastel de Angu aconteceu entre os dias 6 e 7 de agosto, reunindo cerca de 15 mil pessoas, de Itabirito e região, na Praça dos Inconfidentes (área da JuliFEST). “Nosso objetivo com a festa foi cumprido: integrar a comunidade com as escolas e fazer daqui um espaço de valorização da cultura e da educação de nossa cidade”, ressalta Ricardo Francisco, secretário de Educação. “Quero agradecer a cada um dos membros de nossa equipe que tornaram esta festa um grande sucesso”, acrescenta o secretário.
Quem passou pelo evento conferiu apresentações artísticas e culturais de centenas de alunos da rede de ensino de Itabirito, além de shows em diversos estilos musicais. “A festa é um sucesso! Parabéns à Prefeitura de Itabirito e também à população da cidade. Outras administrações deveriam aproveitar essa iniciativa e desenvolver projetos em prol da educação, já que o nosso país precisa muito disso”, destaca o cantor Mauri, da dupla Maurício e Mauri, que animou o público na noite de sábado. O evento ainda apresentou os talentos de Itabirito, por meio de apresentações culturais e shows de músicos da cidade.
Mais de 60 mil Pásteis de Angu e outras iguarias típicas foram vendidas durante a festa, o que garantiu um aumento na arrecadação das barraquinhas das escolas. “A venda dos produtos superou a do ano passado”, destaca Vilma Aparecida de Oliveira, diretora das Pré-Escolas Municipais. Para a diretora da E. E. Intendente Câmara, Atalídia Pinheiro Rodrigues Neves, as escolas ganham mais do que complemento da verba durante a Festa do Pastel de Angu. “Todas as escolas deveriam participar, pois é uma interação muito grande com a comunidade, além de conseguirmos uma verba extra, que viabiliza o investimento na própria escola”, conta a diretora.
A festa contou, pela primeira vez, com o patrocínio da Coca-Cola Femsa, que está se instalando em Itabirito. “Fiquei encantado com a história e o sabor do Pastel de Angu. A cidade tem que continuar valorizando esta festa, porque o pastel é um ícone para o município e também para Minas”, elogia Jodeilson Torres, gerente Regional de Vendas e Operações da Coca–Cola Femsa.
Outra novidade deste ano foi a utilização da área da JuliFEST, que contou com as casinhas construídas pelas associações comunitárias, o que proporcionou mais conforto para os funcionários das escolas e uma infraestrutura mais adequada ao atendimento do público. “Achei que ficou melhor, muito mais organizado. Valeu a pena ter mudado a Festa do Pastel de Angu para cá”, afirma Carla Alessandra Ferreira, moradora do bairro Floresta.
Valorização dos jovens do município
Unindo promoção da história cultural de Itabirito e valorização dos alunos das escolas municipais, a Secretaria de Comunicação Social desenvolveu uma campanha que retratou as escravas Maria Conga e Philó, criadoras do Pastel de Angu. Para estrelar a campanha, a secretaria contou com a participação de duas meninas da E. M. Guilherme Hallais França, na Vila José Lopes: as alunas Pâmela Eduarda de Sousa Xavier, de 8 anos, e Eulália da Silva Santos, de 7 anos. “Estamos valorizando as pessoas de nossa cidade e estas duas meninas lindas representaram muito bem a tradição”, ressalta o Prefeito Manoel da Mota.