A cidade escolheu 2015 como o Ano do Desenvolvimento e Fomento dos Esportes
Itabirito não para! Em 2014, o Ano de Desenvolvimento da Atividade Turística recheou a programação cultural com diversificadas atrações na cidade e nos distritos. Neste ano, é a vez do Esporte fazer a diferença na vida dos cidadãos de Itabirito e dos adeptos das outras regiões.
O município, que já é reconhecido no cenário esportivo do estado, instituiu em 2015 o Ano do Desenvolvimento e Fomento dos Esportes em Itabirito. A iniciativa traráà cidade importantes eventos, a fim de incentivar e fortalecer cada vez mais as modalidades desportivas na região. O Ano do Desenvolvimento e Fomento dos Esportes em Itabirito ainda tem como premissa garantir o planejamento ea implantação de eventos esportivos e de lazer, a fim de promover a prática esportiva, o incentivo às vocações atléticas na juventude, a interação social e a promoção da saúde, combatendo o sedentarismo e incentivando hábitos saudáveis de vida. Além disso, o esporte tem um importante papel na economia do município, já que aquece o mercado de bens e serviços ligados à área, gerando emprego e renda.
A programação prevista para este ano é diversificada e inclui os mais variados níveis de dificuldade. Dando início às atividades, alguns eventos de grande participação pública já foram realizados este ano. Itabirito recebeu a Superliga B de Voleibol Feminino, o segundo campeonato mais importante do vôlei nacional, entre os meses de janeiro e março. Nesta competição, a equipe representante da casa, Vôlei Itabirito, ficou na 5ª posição, a frente de grandes equipes de São Paulo, Brasília e da tradicional equipe do Minas Tênis, uma das maiores potencias do voleibol nacional.
Sob duas rodas, foi realizado o GP de Ciclismo, com a participação de importantes nomes do segmento, e o Motocross, uma produção espetacular que, em dois dias de evento, levou aproximadamente 14 mil pessoas às arquibancadas montadas no distrito do Córrego do Bação. A edição de abertura da temporada 2015 da Copa Pro Tork Minas Gerais de Motocross recebeu 458 inscritos, sendo considerada a 2ª maior prova de Motocross da história do país, perdendo apenas para a edição de 1988, que bateu o recorde de 510 pilotos inscritos.
Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, “estamos buscando reescrever a história do esporte em Itabirito. Mas, para atingirmos nosso objetivo, é fundamental construir e consolidar o legado do esporte como ferramenta na aquisição de qualidade de vida, de entretenimento, de socialização entre outros tantos benefícios que os esportes propiciam ao cidadão. Com essa intenção, realizamos ações em todos os segmentos do esporte, seja no alto rendimento, nas escolas de esporte, nos eventos esportivos diversos e no apoio às equipes e atletas.Somos uma cidade com vocação para os esportes e contamos com a visão do Prefeito Alex Salvador, que valoriza tudo que traz benefícios para a população e respalda o esporte em todas suas manifestações”.
Reconhecimento
Em 2014, Itabirito foi consagrada como a “Cidade dos Esportes” nas redes sociais. Tudo isso, graças à intensa movimentação desportiva promovida ao longo do ano. Um exemplo emblemático de tal nomenclatura foi o reconhecimento por parte da Federação Mineira de Ciclismo, que agraciou a cidade com o título “Cidade Destaque no Ciclismo Mineiro em 2014” e com a certificação de “Capital Mineira do Ciclismo em 2015”.