A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu entre os dias 23 e 29 de janeiro uma série de atividades para a criançada no Parque Ecológico, por meio do Programa “Férias No Parque 2017”. O evento reuniu cerca de 70 pessoas por dia, entre adultos e crianças, que se divertiram a valer com as variadas atrações lúdicas com enfoque ecológico.
A pequena Alicia Faria, 5 anos, junto com a avó, Patrícia Aparecida da Silva, era só sorrisos com a oficina de lápis de jornal. “Estou adorando participar das gincanas e passar a tarde no parque com minhas coleguinhas”, disse. Já a avó fez muitos elogios para a iniciativa da Prefeitura. “É muito bom trazer as crianças para queimarem um pouco de energia e interagirem junto à natureza com essas atividades nesse local tão bonito que é o parque ecológico”, comentou.
A adolescente Letícia Vitória, 13 anos, também elogiou a programação. Segundo ela, o projeto foi uma ótima oportunidade para participar de várias oficinas e se divertir com as amigas no Parque em gincanas e aulas de dança. “Eu gostaria que essas atividades acontecessem todas as semanas, pois me diverti muito e aprendi muita coisa bacana sobre o meio ambiente nesse período”, disse.
A ecóloga da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fabíola Nonato, disse que a intenção da programação de Férias no Parque foi de criar situações que façam do Parque Ecológico um espaço de convivência familiar durante a última semana do recesso escolar.
“Nossa intenção, além de propor uma série de atividades para as crianças nesse período, foi promover a interação delas com o meio ambiente. É importante fazer as crianças virem ao Parque e desenvolverem o senso ecológico e de preservação ao meio ambiente”, explicou Fabíola.
O roteiro de atrações foi desenvolvido junto à comunidade para promover a interação e desenvolver a consciência ecológica dos mais jovens por meio de oficinas, gincanas, piqueniques, cinema, aulas de dança e jogos lúdicos.
O objetivo do Projeto foi proporcionar lazer, cultura e saúde, além de conscientizar as crianças da importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas e divertidas. A direção do Parque Ecológico elaborou um cronograma com variadas atividades destinadas a um público diversificado, abrangendo todas as idades, realizado pelo Centro de Educação Ambiental (CEA).
Parque Ecológico
Criado pela Prefeitura de Itabirito em 2008, com parte dos recursos advindos de compensações socioambientais, o Parque Ecológico proporciona aos seus visitantes um pouco de ar puro, belezas naturais e a apreciação de espécies exóticas. Durante todo o ano, uma programação recheada de atividades voltadas para o lazer, cultura e a preservação do meio ambiente animam os frequentadores, que aprendem a importância de preservar a natureza.