Secretário de Esportes e Lazer anunciou homologação das provas junto à Federação Mineira de Ciclismo, o que assegura a exclusividade de datas
Os ciclistas de Itabirito têm motivos para comemorar: a quarta temporada do Golden Biker foi lançada nessa quarta-feira, dia 08 de fevereiro, na Casa de Cultura Maestro Dungas. No evento, foi apresentado ao público o regulamento atualizado da competição e anunciada a criação de um site, já em funcionamento, no qual serão realizadas as inscrições e disponibilizados resultados, fotos e dicas.
Entre as principais novidades estão a homologação das provas junto à Federação Mineira de Ciclismo (FMC) – o que assegura a exclusividade de datas no raio de 150 quilômetros -, duas etapas específica para mulheres ao longo do ano e aumento do número de categorias, associado à redução do intervalo entre as idades mínima e máxima, garantindo maior competitividade.
“A criação dessas provas femininas tem como objetivo incentivar e encorajar as mulheres a participarem de outras competições. Às vezes, algumas ciclistas não se inscrevem por considerarem que não estão aptas. Então, haverá provas específicas, com dois percursos e níveis de dificuldade diferentes”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Rohlfs Massaini.
Ampliação da estrutura da prova
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Liga Desportiva Municipal de Itabirito (LDMI), o Golden Biker terá a estrutura ampliada nesta temporada. Para a prova feminina do dia 19 de fevereiro, que marcará a abertura do calendário, o secretário anunciou a instalação de rua do lazer e praça de alimentação, na Praça da Estação, ponto de partida dos competidores.
“Até então, o Golden Biker tem sido uma prova para os atletas. Queremos que seja, daqui para frente, um evento para toda a família. O marido vem pedalar e traz a esposa com os filhos e vice-versa. No período de espera, a gente cria um ambiente familiar”, comentou.
Benefícios e busca por evolução
Uma das participantes mais assíduas do Golden Biker, a dentista Cynara Ribeiro Martinez, de 31 anos, apontou a mobilização feminina no ciclismo itabiritense. “No nosso grupo, temos várias mulheres que começaram a pedalar agora, mas já estão empolgadas”. Os resultados, segundo ela, vão além das provas. “A gente vê no nosso corpo mesmo: emagrece, tonifica, com pouco tempo de pedal e, praticamente, sem gasto”, destacou.
No caso do guarda civil municipal André Luiz Barbosa Braga, de 29 anos, o que começou como entretenimento, na segunda temporada, se transformou em rotina. “Comecei só por diversão. Impulsionado pelos amigos e pelo circuito, a gente busca a evolução, treina. O Golden Biker nos proporciona isso: evoluir no esporte, ter essa competitividade, mas em um ambiente de amizade”, comemorou.
A quarta temporada terá o apoio de duas empresas itabiritenses especializadas no ramo: FL Bikes e Maranhão Bikes. A gestão do site caberá à Uai Suricato.