O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Febre Amarela: Cerca de 10 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença este ano em Itabirito

Febre Amarela: Cerca de 10 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença este ano em Itabirito

Para ampliar o número de pessoas imunizadas, a vacinação será oferecida no sábado, 1º de abril, em todas as UBSs

Mesmo sem a confirmação de casos da doença na cidade, a Prefeitura de Itabirito tem trabalhado para deixar toda a população imune à febre amarela. Com o objetivo de facilitar o acesso a todos os moradores, a Secretaria de Saúde realizará neste sábado, 1º de abril, a vacinação em todas as unidades básicas de saúde (UBS), destinada, principalmente à população adulta que trabalha durante a semana.

Só neste ano, até o dia 24 de março, cerca de 10 mil doses de vacina já foram aplicadas. Este número é cinco vezes maior ao do ano passado, quando 1977 doses foram utilizadas. Além de estarem disponíveis na UBSs, também foi desenvolvido um esquema de vacinação especial na zona rural. Durante o mês de março, foram realizadas campanhas em Acuruí, São Gonçalo do Bação, Córrego do Bação, Ribeirão do Eixo, Portões, Saboeiro e Bonsucesso. Somente nesses locais, 701 doses foram aplicadas.

De acordo com a diretora da atenção primária em saúde, Carla Vitor, grande parte da vacinação está ocorrendo em adultos, já que a maioria das crianças estava com o cartão de vacinação em dia. É o caso de Lucas Campideli, de 4 anos, que já tomou a 2ª dose da imunização. Para a mãe, Márcia Campideli, manter as vacinas em dia é de extrema importância, principalmente em casos de surto, como a febre amarela. “O cuidado com as crianças deve ser ainda maior”, disse. Karla Ponce, de 20 anos, também foi à unidade colocar o cartão em dia. “Depois que vemos tantos casos de morte pela TV, ficamos mais preocupados”, afirma.

Quem deve tomar a vacina?

Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, o atual esquema vacinal contra febre amarela é composto por uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para crianças a partir de cinco anos de idade que receberam apenas uma dose, é necessário administrar um reforço a ser avaliado pela equipe de saúde.

As pessoas que nunca foram vacinadas devem receber a primeira dose da vacina e um reforço após dez anos. Indivíduos que receberam duas doses ao longo da vida já podem ser considerados imunizados e não precisam do reforço a cada dez anos. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem o comprovante de vacinação, devem procurar um médico para avaliação do benefício da imunização, levando em conta o risco da febre amarela e o risco de eventos adversos nesta faixa etária ou decorrente de doenças que o usuário já apresenta.

Os pais que não localizarem o cartão de vacina dos filhos devem ir à UBS de referência para ter acesso ao cartão espelho da criança. Já os adultos que não encontrarem o cartão e não tenham certeza se tomaram ou não a vacina devem tomar as duas doses com intervalo de dez anos.

Além do horário especial neste sábado, 1º de abril, as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Macaco

Neste mês de março, um mico foi vítima de espancamento na cidade. Como já foi divulgado diversas vezes, o macaco não é o responsável pela transmissão da febre amarela. Assim como o ser humano, o animal é apenas mais uma vítima da doença, que é transmitida pelo mosquito.

Além disso, maus tratos a animais é crime, conforme Lei 9.605 de 1998, art. 32, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. Em caso de morte, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Em caso de dúvidas ou denúncias, a população deve entrar em contato pelo telefone 3561 4033.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni