A história de uma família tem comovido moradores de Itabirito e região. Valéria de Deus Viana, de 38 anos, mãe de quatro crianças, tem que contar com muita ajuda para cuidar dos seus filhos. Dois deles têm problemas sérios de saúde, um está na fila de espera de uma cirurgia há mais de um ano. Outro faz tratamento para retirada de um tumor cerebral. Valéria conta com ajuda de vizinhos, familiares e pessoas que se comoveram com sua força e humildade para enfrentar os problemas.
O filho Márcio, de 9 anos, nasceu com o canal da urina fechado, o que paralisou os dois rins. Márcio precisou fazer uma vesicostomia, que é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele, utilizada para drenar urina da bexiga. “Um dos rins ele já perdeu, o outro, que está funcionando, ele só tem 50%. A cirurgia está aberta, que é por onde sai o xixi. Para não pegar uma infecção, ele tem que usar fraldas o dia todo. Na escola ele sofre com a discriminação dos colegas, que falam que ele está fedendo a xixi, não brincam com ele por causa disso. É muito difícil”, conta entristecida a mãe. “Com a cirurgia ele pode voltar a ter uma vida normal”, explica Valéria, que mostra o pedido que está protocolado há mais de um ano na secretaria de saúde da cidade. A mãe ainda conta que representantes da secretaria de Belo Horizonte também se sensibilizaram e tentam acelerar a cirurgia o quanto antes. O problema, segundo ela, é que o cadastro já foi realizado em Itabirito.
Além do Márcio, Valéria tem mais um filho que precisa de cuidados especiais. David, de 13 anos, perdeu a visão devido a um tumor cerebral. Segundo os médicos que fazem o acompanhamento do menino na capital, a situação é irreversível, mas a mãe, gostaria do diagnóstico de um oftalmologista, pois acredita que uma segunda opinião é sempre melhor. Por isso, ela também tenta arrecadar recursos para pagar uma consulta particular. David faz tratamento em Belo Horizonte de radio e quimioterapia. Além deles, valeria ainda tem mais dois filhos, Luiz Phelipe de 7 anos, e Emanuelly de 3.
Quem quiser ajudar Valéria, pode fazer doações de roupas, calçados, alimentos, fraldas descartáveis, enfim, toda ajuda é bem vinda.. Ela se coloca a disposição para quem quiser comprovar sua história. Ela mora no bairro Gutierrez, no Morada Viva. Para ajudar, quem puder fazer uma doação financeira, ela disponibiliza os dados para depósito bancário: Caixa Econômica Federal; Agência 0120; Conta 1774-9, Operação 013.
A Academia ProFight também se sensibilizou e disponibilizou um centro de arrecadação para Valéria e seus filhos. Quem tiver interesse e puder ajudar, pode ir até à Rua Dr. Eurico Rodrigues, 105, sl. 2, Centro, onde funciona a academia.