O Liberal
Itabirito
3 min

Itabirito recebe mostra coletiva em prol do patrimônio histórico

Itabirito recebe mostra coletiva em prol do patrimônio histórico

Exposição de trabalhos de seis artistas mineiros acontece no Salão dos Ferroviários, com a proposta de arrecadar recursos para restauração de igrejas

Até o dia 31 de agosto, o Salão dos Ferroviários, no Complexo Turístico da Estação, receberá a mostra coletiva “Da arte urbana às galerias”. Realizada pelo Instituto Yara Tupynambá, em parceria com a paróquia de São Sebastião e apoio da Prefeitura de Itabirito, a exposição visa arrecadar recursos para as obras de restauração de três igrejas dos distritos de Acuruí e São Gonçalo do Monte.

“É um conjunto de forças em prol da restauração das igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, em Acuruí, e da capela de São Gonçalo do Monte”, explicou José Carlos Oliveira, diretor municipal de Cultura, na abertura. “A atividade integra a 6ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e já conta pontos para os relatórios do ICMS cultural”, completou.

Fazendo jus ao título, a exposição reúne produções de seis artistas – Ataide Miranda, Gud, Hely Costa, John, Nilo Zack e Scalabrini Kaos – e associa o grafite a um novo ambiente cultural, democratizando a arte. “A gente quis trazer para as galerias artistas que, de certa forma, fazem uma arte de rua e raramente estão nesse olhar”, revelou José Theobaldo Júnior, diretor-presidente do Instituto e um dos curadores.

Concretização de um sonho antigo

Ao longo da mostra, os visitantes terão a oportunidade de adquirir gravuras das obras e lembranças, contribuindo para a preservação das três igrejas. “O evento tem dupla finalidade. Primeiro, é cultural, uma oportunidade de visitar a mostra. O outro aspecto é chamar a atenção para o patrimônio de Itabirito. Aqui, a arte está a serviço da arte”, exaltou Edmar José da Silva, pároco da paróquia de São Sebastião.

Para o público dos distritos, o avanço da restauração marca a concretização de um desejo antigo. “Comecei a mobilização há muito tempo. Meu pai tem 90 anos, e contei para ele: ‘nosso sonho está se realizando’. É uma conquista”, afirmou a ex-presidente da Associação Comunitária de Acuruí, Sirlei Pena. “É uma iniciativa muito importante. Faço questão de contribuir”, emendou o empresário Odilon de Lima.

Participação da comunidade local

Presente na abertura, a premiada artista plástica montes-clarense Yara Tupynambá ressaltou os bastidores do processo, que tem contado com participação fundamental da comunidade local, por meio dos alunos do curso de oficial da construção civil. “Quando o Instituto foi criado, imaginei que a contribuição social que eu poderia dar era exatamente preparar para o trabalho”, comemorou.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni