Secretaria de Agricultura recebeu equipe de Rio Acima para conhecer as ações desenvolvidas no município
O trabalho realizado para garantir a sustentabilidade da área rural realizado pela Prefeitura de Itabirito tem sido referência para as cidades vizinhas. Na tarde da última quinta-feira (19), integrantes da Prefeitura de Rio Acima vieram ao município para conhecer detalhes sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa), principalmente, nas ações voltadas para o fomento da agricultura familiar.
Os gestores de Rio Acima foram recebidos pelo secretário Antônio Avelar que fez uma apresentação detalhada sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria ao longo dos anos, responsáveis por garantir mais renda para os produtores rurais e uma alimentação de qualidade e acessível aos consumidores do município.
Ele ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a Emater como chave de todo o sucesso, sobretudo o programa de Agricultura Familiar, responsável pelo abastecimento de 30% da merenda escolar. “Damos todo apoio necessário ao pequeno produtor como horas de máquinas, adubos, sementes, transporte da safra para que possam produzir e gerar renda”, explicou.
O técnico diretor de agropecuária Rainer Cardoso falou sobre alguns departamentos e setores da Secretaria como o viveiro municipal, onde são produzidas mudas de espécies de plantas exóticas, nativas, frutíferas e de hortaliças com o foco na preservação e recuperação de áreas degradadas de matas nativas.
Rainer aconselhou aos colegas de Rio Acima buscarem todo o apoio possível junto ao Emater que possui todas as condições de promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural.
O diretor de Agropecuária de Rio Acima, Orlando Pedrosa, considerou a visita muito importante e pretende buscar o apoio necessário de Itabirito para fomentar a agricultura de sua cidade, sobretudo a voltada para o pequeno agricultor familiar.
“Essas visitas técnicas são fundamentais para trocar informações e buscar novos modelos, ainda mais se tratando de Itabirito, que hoje é possuidora de um modelo de sustentabilidade rural a ser seguido”, explicou.
O técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Acima, Uerley Gonçalves, ressaltou que Itabirito tem muitos bons exemplos para serem levados e implantados em sua cidade. “É nossa função buscar informações e experiências que possam ser agregadas e Itabirito tem tido bons resultados nesta área”, disse.
A extensionista de Bem Estar Social da Emater de Rio Acima, Carmina Sandra Oliveira, também participou da visita técnica. A médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal de Itabirito (SIM), Laís Bitencourt, fez uma pequena explanação sobre a importância do SIM para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias. Pela Semapa, também participou da reunião, a assessora técnica, Liliane Carvalho.