O Liberal
Itabirito
4 min

Ritmos, fé e reflexão: 29ª Semana da Consciência Negra de Itabirito

Ritmos, fé e reflexão: 29ª Semana da Consciência Negra de Itabirito

Oficinas, palestras, missa afro, mostra de cinema e shows marcaram, entre os dias 13 e 20 de novembro, a 29ª Semana da Consciência Negra de Itabirito. O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura de Itabirito e o Bloco Axé Igbá. A programação será completada no dia 27, com a posse do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, em solenidade no Gabinete do Prefeito.

Um dos destaques foi a edição especial do projeto de incentivo à leitura Toda Sexta tem História, promovido pela Biblioteca Pública Professor Diaulas de Azevedo, no dia 17. Alunos do 4º ano da Escola Estadual Henrique Michel ouviram a narração da história do livro O Menino Coração de Tambor e participaram de uma oficina de instrumentos musicais recicláveis, como chocalho e castanhola.

“Achei muito legal fazer a oficina e gostei muito do livro. Achei muito interessante a cultura dos afrodescendentes”, afirmou Isabela Souza, de nove anos. A instrutora da oficina, Fabíola Dandara, exaltou a oportunidade. “Compartilhar o que sei é muito importante. O som e os instrumentos aguçam nossos sentidos e percepções. Muito feliz em poder passar para as crianças essa experiência de aprendizado”.

Shows e moda: tributo a Zumbi dos Palmares

Líder do histórico Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares inspirou a programação do dia 19. Apresentações musicais, desfile de moda afro e exposições literárias e de acessórios afros marcaram o tributo, no Complexo Turístico da Estação.

“A Semana da Consciência Negra já é uma tradição em Itabirito. A parceria entre a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo e o Bloco Axé Igbá está sendo muito importante nesta 29ª edição, na qual inserimos os programas de incentivo à leitura da Biblioteca na programação, contribuindo com a organização e o conteúdo das pautas”, destacou o diretor municipal de Cultura, José Carlos Oliveira.

“Essa é a nossa terceira participação. A representatividade desse trabalho em um evento afro é muito grande, porque as pessoas precisam entender essa valorização, entender que o negro tem lugar na sociedade”, pontuou Davidson Reis, designer e fotógrafo de moda afro, que veio de Congonhas e exaltou a estrutura montada pela Prefeitura de Itabirito para o evento.

“Para quem participa, para o público, é muito importante devido ao incentivo à cultura, à autoestima da população que a gente considera negra. No país, por mais que digam que a questão do preconceito tenha acabado, quem vivencia sabe que a situação persiste. Essa Semana da Consciência Negra integra a população”, afirmou Renata Souza, diretora da Escola Estadual Henrique Michel.

Bloco Axé Igbá premia personalidades negras

A segunda-feira, dia 20 de novembro, foi marcada pela entrega de medalhas a dez personalidades com atuação destacada dentro dos movimentos negros de Itabirito. A homenagem foi realizada pelo Bloco Axé Igbá e aconteceu na Casa de Cultura Maestro Dungas, com a apresentação do grupo Violão Crioulo’s.

O presidente do Bloco Axé Igbá, Antônio Carlos Dias, o Toninho Telefunken, disse que a homenagem, que acontece há 29 anos, é baseada na importância destas pessoas em prol do movimento negro de Itabirito. “São pessoas simples, mas que exercem um papel social de relevância para o desenvolvimento de nossa cidade e valorização da cultura negra”, explicou Telefunken.

Um dos premiados, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itabirito, Robson Paulino, falou da honra e da emoção em receber a homenagem. “Esse prêmio representa a valorização da cultura negra e é um resgate de nossa história, valores e raízes”, finalizou.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni