Em reunião, grupo traçou metas a serem adotadas para minimizar a falta d’água
A água é um bem primordial para a vida e, para que não percamos esse bem precioso, precisamos cuidar da natureza e tomar providencias sempre. Em Itabirito, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está sempre atenta às questões hídricas do nosso município e, para isso, criou no dia 24 de novembro um Grupo Gestor para tratar sobre as questões hídricas na zona rural. O grupo é composto por membros de varias secretarias da Prefeitura, entidades e produtores rurais de Itabirito.
Por meio dos trabalhos de campo dos técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi constatado que cerca de 80% das propriedades rurais estão com sérios problemas de abastecimento de água para irrigação, para hidratação dos animais e até mesmo para o consumo humano. Um grande número de nascentes consideradas perenes diminuiu a vazão até secar completamente neste ano.
De acordo com o secretário da pasta, Antônio de Avelar, as ações para reverter esse quadro devem começar com urgência. “Diante de um quadro tão sério que afeta diretamente os produtores rurais e compromete a produção e o abastecimento de alimentos e a permanência do homem no campo, é primordial que o Poder Público trabalhe de forma coordenada e sinérgica”, salienta.
Outras reuniões vão acontecer com o Grupo Gestor para definir as ações que serão tomadas daqui para frente.