Conheça um pouco dos grafiteiros que coloriram Itabirito no carnaval
Spray, tinta e muita criatividade para colorir e deixar a cidade no clima do carnaval. Esse foi o trabalho realizado por dois grafiteiros, que do dia 10 ao dia 30 de janeiro estiveram em Itabirito confeccionando os enfeites para o Itabirito Folia 2018. Personagens ligados ao mundo circense ganharam vida nas mãos de Wera Silva, de 43 anos, e Sérgio Ilídio, de 36. Palhaços, malabaristas, bailarinas, entre outros vão tomar conta das ruas de Itabirito entre os dias 7 a 13 de fevereiro e compor a decoração.
Em meio a esse trabalho de mais de 20 anos, os grafiteiros têm trajetórias distintas quando o assunto é o grafite. Wera, por exemplo, já ministrou aulas na periferia de Belo Horizonte, tendo como destaque o Aglomerado da Serra. O projeto durou ao todo 16 anos. Também participou de projetos como o do Espaço Criança Esperança e Fica Vivo, na capital mineira.
Sérgio, por sua vez, não via o grafite como uma profissão e sim como um Hobby de adolescência, tanto que trabalhou como metalúrgico e ficou afastado desta arte por 11 anos, retornando em 2015. Mineiro, Sérgio já teve trabalhos comerciais nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Os grafiteiros que vão enfeitar Itabirito para a maior festa popular do Brasil tem mãos com muita experiência. Convidados por meio da Associação dos Artistas e Artesãos de Itabirito, eles ficaram felizes com o convite. “Desenvolver o trabalho na cidade será muito importante para compor meu portfólio, pois além de deixar minha marca registrada neste carnaval quero voltar para fazer um grafite específico”, ressalta Wera. “A prefeitura abriu espaço para que meu trabalho possa ser exposto e visto no carnaval, que é uma festa onde há uma gama enorme de mistura cultural e onde as barreiras estão sendo quebradas aos poucos”, completou Sérgio.