O Liberal
Itabirito
4 min

Samba de Boteco fecha edição 2018 com sucesso de público

Samba de Boteco fecha edição 2018 com sucesso de público

Mais de 25 mil pessoas participaram do evento nos três fins de semana

Nem mesmo a chuva e o tempo fechado desanimaram os foliões itabiritenses, que compareceram em grande número no último fim do Samba de Boteco. Na sexta-feira, a banda Tindolelê abriu as comemorações no D’Matta Grill. No sábado, foi a vez do Pirulito da Vila fazer a festa no distrito de São Gonçalo do Bação. E para fechar a edição 2018, Joãozito e a Bateria fizeram uma apresentação no domingo, no mercado municipal. O bandão da Bandalheira também marcou presença no sábado e domingo, tocando as melhores marchinhas de carnaval.

O quinto ano do projeto contou com nove eventos. Ao todo, participaram 19 estabelecimentos comerciais na sede do município e nos dois distritos, além de uma edição especial de fechamento no Mercado Municipal, realizada pela primeira vez. Os eventos reuniram mais de 25 mil pessoas e representaram uma movimentação de mais de R$500 mil na economia de Itabirito.

De acordo com a diretora de turismo, Michilene Rodrigues, o resultado foi, mais uma vez, positivo. “O Samba de Boteco é um evento que já faz parte do calendário de eventos turísticos do município e este ano superou mais uma vez as expectativas da organização. A edição no Mercado Municipal foi uma experiência excelente, pois ele apresenta um diferencial característico que é a oferta gastronômica trabalhada pelos sete empresários que funcionam normalmente no local nas quartas e sábados”.

Sucesso de Público

Para o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo, o volume de público mostra a adesão da população ao projeto. “Durante as cinco edições, nos surpreendemos positivamente com o número de foliões que participaram. O projeto nasceu com o objetivo de descentralizar as comemorações do carnaval, levando movimentação econômica também para os bairros, mas acabou tomando grandes proporções. Em cinco anos, o Samba conseguiu garantir um fluxo de turismo que o Julifest só conquistou após 10 anos”, explica.

O sucesso é explicado pela qualidade das atrações e pelo ambiente familiar. “O Samba de Boteco foi um ganho muito grande para a cidade. É um evento gratuito, de qualidade, sem tumultos, que pode ser aproveitado por toda a família. Participo todos os anos e vou sempre que posso”, disse a itabiritense Beatriz Amorim. “O evento está ótimo e muito bem organizado. É um ótimo esquenta para o carnaval”, completou Letícia Petrus.

Movimentação Econômica

Além de proporcionar entretenimento gratuito e de qualidade para a população, o Samba de Boteco representa também um saldo positivo para os bares que participam do evento. Para a proprietária do bar Casa Velha, de São Gonçalo do Bação, Marilene Carvalho, o resultado é sempre animador. “O movimento é bem superior ao de um fim de semana normal. Participamos dos cinco anos e o saldo é muito bom”, disse.

Silvana Damas, proprietária do Artesanato da Carne, localizado no Mercado Municipal, participou do projeto pela primeira vez e gostou do resultado. “É muito interessante participar do Samba, principalmente porque domingo é um dia que normalmente não funcionamos. Por mim, a projeto pode acontecer aqui todos os anos”, comemorou.

Atrações de qualidade

Em 2018, oito bandas, além do tradicional bandão da Bandalheira, foram responsáveis por animar o público. Para os músicos, o projeto é uma oportunidade de melhorar a preparação para o carnaval. “É muito bom participar do Samba de Boteco, porque nos deixa prontos e ainda mais animados para o carnaval. Já virou uma tradição para nós”, afirmou o trombonista do bandão, Antônio Dutra, o Téia.

Participando pela primeira vez da festa, o vocalista Joãozito elogiou o evento. “Itabirito está de parabéns pela iniciativa de valorizar a cultura do carnaval, resgatando a tradição das marchinhas e dando espaço para vários tipos de músicas. Estou encantado com o bandão e feliz de participar também”, finalizou.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni