Empresa inaugurada em Itabirito é a quinta unidade no país e uma das mais modernas da América Latina em Disseminação de Genes
Itabirito escreve uma nova página na história do agronegócio nacional. Foi inaugurada, no dia 20 de fevereiro, uma unidade da Agroceres PIC, na região rural da cidade. A empresa é referência em Genética Líquida no Brasil e um marco para a suinocultura mineira e brasileira. Participaram da solenidade o prefeito Alex Salvador, o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior, secretários e vereadores municipais.
Com a inauguração da nova unidade, a Agroceres PIC passa a contar com cinco UDGs estrategicamente distribuídas pelo país. “A Genética Líquida se firmou no Brasil com um dos insumos tecnológicos mais efetivos para aumentar a produtividade nas unidades de produção. Por isso, ela é estratégica para nossa empresa e foco privilegiado de investimentos”, afirma Alexandre Furtado da Rosa, Diretor Superintendente da Agroceres PIC.
A nova Unidade de Disseminação de Genes (UDG) Itabirito conta com alto padrão tecnológico e completa automação de processos e controles para a coleta de sêmen suíno de excelência. A exemplo das outras UDGs da Agroceres PIC, a unidade foi construída a partir de parâmetros arquitetônicos e tecnológicos em total sintonia com o que existe de mais moderno e inovador na suinocultura global. De acordo com Furtado da Rosa, a UDG Itabirito deve operar com plena capacidade a partir de junho. Já as primeiras doses de Genética Líquida chegam ao mercado em março.
Para o prefeito Alex Salvador, a Unidade é importantíssima para a cidade, em âmbito estadual, nacional e até mundial. “A instalação da empresa em Itabirito significa maior abertura para a diversificação econômica do município, bem como um maior investimento em setores promissores, como o agronegócio. Além disso, a empresa gerará 20 empregos diretos e 50 indiretos. Pode parecer pouco, mas é preciso lembrar que a Agroceres insere o nome de Itabirito no mercado nacional e internacional, com tecnologia de ponta e referência nos serviços realizados, além gerar tributos e impostos que serão pagos à cidade”.
Durante a implantação, a Prefeitura de Itabirito deu todo o apoio logístico à empresa, que estabelece diálogo com a gestão desde 2015, por meio de reuniões e corpo técnico especializado na área. “A Agroceres é referência em Genética Líquida no mundo e isso é um ganho para a cidade. A Prefeitura de Itabirito está de parabéns por mais esta conquista, que se traduz em um aumento de receita para o município”, destaca o deputado Alencar da Silveira Jr.
UDG Itabirito
A UDG Itabirito é um dos mais modernos centros de Genética Líquida do mundo. A unidade possui capacidade para alojar cerca de 500 reprodutores suínos de alto valor genético e potencial para produzir cerca de um milhão de doses inseminantes por ano.
Com um investimento privado de R$15 milhões, a Unidade foi instalada em Itabirito devido à localização: a cidade oferece estratégico posicionamento em relação à capital mineira e principais polos no setor do agronegócio. Além disso, as características ambientais do município são diferenciais, já que possui 140 hectares remanescentes de vegetação nativa, em um total de 164 hectares, sendo construídos 4,5 m² mil. A ausência de atividade semelhante na região é também uma das condições para a instalação da empresa.
Diferenciais Tecnológicos
A Unidade Itabirito conta com galpões totalmente climatizados, sistema de Gestão de Ambiência automatizado e quarentena certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, possui sistema pneumático de transporte do sêmen entre galpão de coleta e laboratório; laboratório com duas linhas automáticas de análise, processamento e envase. Conta, ainda, com processos de produção e expedição automatizados, que garantem total rastreabilidade, da coleta à entrega aos clientes.