O Liberal
Itabirito
3 min

Projeto “Clube de Leitura” acontece na Biblioteca de Itabirito

Projeto “Clube de Leitura” acontece na Biblioteca de Itabirito

Para quem curte boa leitura ou um papo cabeça com trocas de ideias sobre aquele super livro que leu e não teve com quem trocar impressões, o Clube de Leitura é uma ótima dica.

Na Biblioteca Pública de Itabirito, que funciona na Praça da Estação, os encontros do Clube de leitura já acontecem há cerca de dois anos consecutivos. No último dia 28 de março foram abertos os trabalhos de 2018. O livro escolhido para discussão foi “O Velho e o Mar”, do autor Ernest Hemingway.

A ideia do Clube de Leitura surgiu a partir de uma oficina de apreciação literária na edição da Feira do Livro de 2005. Os participantes fundaram a Confraria do Livro, que teve uma atuação marcante, propiciando inclusive a oportunidade de autores de Itabirito lançarem seus livros. A Confraria do Livro esteve adormecida por um tempo, mas o conceito não morreu.

A experiência foi retomada em 2016, com um grupo de jovens que se reuniu na Biblioteca para discutir alguns contos de Machado de Assis, que é considerado pelos participantes como padrinho do clube.

Com força total, o Clube tomou corpo e foi inserido no Programa de Incentivo à Leitura da Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo. O Programa é parte do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, regido pela Lei Municipal Nº 3197, de 7 de dezembro de 2016, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Mariza Tassar, o projeto visa reunir pessoas que estejam dispostas generosamente a compartilhar conhecimento e ajudar a conquistar mais e mais leitores. “Esse projeto é um convite a todos que gostam de ler. A dinâmica é simples e prazerosa”.

O grupo se encontra uma vez por mês, troca impressões sobre o título previamente lido. Os títulos são selecionados conforme o interesse comum ao grupo. Este ano o foco é água. Na lista do ano estão: Jangada de Pedra, de José Saramago; Relato de Um Naufrago, de Garcia Marquez; Morte em Veneza; As Aventuras de Pi; entre outros. Assim todos têm a oportunidade de fazer a leitura de, no mínimo, dez obras por ano.

Quem participou do encontro do dia 28 de março adorou a proposta apresentada pela biblioteca e espera voltar nos próximos meses. Ana Cintra é um desses exemplos. “Aqui no Clube de Leitura temos uma troca muito grande que vai além do literário, uma troca de experiência de leitura, convivência, é um momento em que a gente está junto para discutir o que amamos: livros”, destacou.

A próxima edição do projeto vai acontecer no dia 24 de abril às 19h30, na Biblioteca Professor Diáulas de Azevedo. O livro da vez será “Capitães de Areia”, do escritor Jorge Amado.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni