O Liberal
Itabirito
5 min

Guarda Civil Municipal de Itabirito reforça segurança na cidade

Guarda Civil Municipal de Itabirito reforça segurança na cidade

O trabalho da Guarda Civil Municipal de Itabirito tem se destacado e sido reconhecida pelos moradores da cidade. Desde que assumiu a secretaria de Segurança e Trânsito da Prefeitura Municipal, Carlos Henrique Luke propôs uma série de mudanças que tem gerado resultados positivos. Encontros com a comunidade, grupos de vigilância pelo WhatsApp, patrulhamentos intensificados e projetos educacionais são algumas ações que têm feito a diferença.

A população aprova, principalmente nos bairros e distritos onde a Guarda já implantou as mudanças. A que mais tem se destacado são os grupos de WhatsApp, que foi administrado pelo próprio secretário Luke no início. O objetivo é traçar estratégias para aprimorar a ordem nos distritos e locais distantes do centro da cidade. Córrego do Bação, São Gonçalo do Bação, Acuruí e Boa Viagem são os locais que já têm os grupos de bate papo, onde os integrantes relatam casos de pessoas estranhas na comunidade, atitudes suspeitas, ruídos atípicos. A partir daí a Guarda entra em ação e intensifica o monitoramento e a segurança no local. “Depois que a guarda começou a atuar no distrito, não houve mais ninguém reclamando de assalto. A presença dos guardas inibe a ação de bandidos no distrito, o que antes era constante. É fundamental a presença da equipe da GM”, conta Marinalva, moradora de Itabirito. A sitiante Gildelaine Ribeiro Zeferino também comemora a iniciativa. “Antes era recorrente os furtos nas casas, eu mesma já tive minha casa invadida por ladrões. Agora a situação está bem mais tranquila e segura. Há 20 tenho casa aqui e agora me sinto mais tranquila e segura. Mesmo não estando no distrito, sei o que acontece”, ressalta Gildelaine, que mora em Belo Horizonte.

O secretário explica que o projeto funciona como uma rede integrada de vizinhos, como a que a Polícia Militar já integra. “Toda ação acontece em parceria com a Polícia Militar, nós damos suporte. Todas as informações são repassadas pela comunidade por meio do aplicativo. Um vizinho fica de olho em situações suspeitas que, porventura, possam estar acontecendo na “casa ao lado”, esclarece Luke. Sobre o sucesso da ação, o secretário completa destacando que “quando a gente faz com carinho, com amor, não tem hora, não tem dia. É o amor a profissão”. O Capitão da Polícia Militar de Itabirito, Gláucio Sigaud também destaca a importância da parceria. “Nó temos a Guarda Municipal como uma parceira na segurança pública em todas a cidades que atua. Temos funções diferentes, mas os objetivos são os mesmos. Em itabirito, essa parceria que aproximou a Guarda da PM, nós procuramos sempre fazer atividades um ajudando o outro, através de operações, blitz e campanhas educativas. E isso tem dado certo, principalmente em relação às praças públicas, para evitar uso e consumo de drogas, evitando aglomeração de pessoas em atos obscenos, em depredação do patrimônio, principalmente perturbação do sossego”, ressalta o Capitão.

O Comandante da Guarda, Oliveira, acentua que o trabalho é mais voltado para a prevenção. “Não deixamos de atender o dia a dia, mas o foco principal é a ação preventiva e comunitária. Vamos até o local antes que o fato aconteça, fazemos abordagem, aumentamos o patrulhamento para verificar o que está acontecendo. Tudo isso a partir da denúncia dos moradores. Alguns pontos já temos, dados. Organizamos o levantamento nos bairros e assim conseguimos ter um embasamento das ações e montar uma grade de atendimento”, esclarece o comandante.

Atualmente a guarda com conta com cinco carros, duas motos, 53 efetivos que além da prevenção atuam no Parque Ecológico, UPA, Assistência Social, Sine, fiscalização de maus tratos de animais e nas medidas protetivas, em parceria com a Polícia Civil.

Projetos

A Guarda possui projetos que já acontecem na cidade como forma educativa nas escolas. Um deles é o Cuca Legal, um tapete sinalizado com vias de trânsito usado nas escolas através de oficinas para trabalhar com as crianças. Outro é o Joinho, um teatro de fantoche com bonequinho da Guarda que vai às escolas ensinar as crianças questões de trânsito e segurança. A partir de agora, os dois projetos serão trabalhados simultaneamente.

Futuro

O secretário Luke também falou dos futuros projetos que estão a caminho de Itabirito. Um deles é a criação de um centro de segurança integrado com posto policial, da Guarda e da Polícia Civil. No local também haverá um centro de treinamento em conjunto. Outro projeto previsto é o Canil da Guarda Municipal com cães farejadores. “Os cães já estão em treinamento e a previsão é de seja implantado dentro de três meses. Falta o local para o canil. Os Guardas Municipais, juntamente com Bombeiros é quem vão atuar nessa área”, enfatiza Luke.

O armamento para a Guarda é outra proposta que o secretário pontuou e que em breve será encaminhado um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores. “Certas ocorrências, temos que pensar na vida do Guarda, ele tem que se proteger. Claro que haverá um forte treinamento para isso, inclusive psicológico, psiquiátrico, provas, tudo na Polícia Federal. Há mais de um ano os Guardas possuem armamento de choque, de forte potencial que pode imobilizar uma pessoa, mas até hoje não precisou ser utilizado. Eu acredito que não vai ter problemas nenhum, o armamento será usado só em caso de extremismo. O pessoal será muito bem preparado para isso”, garantiu o secretário.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni