Representantes de ONG estadunidense e instituto alemão estiveram em Itabirito no dia 18
Representantes do ITT – Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics, da Alemanha, e da ONG ambiental TNC – The Nature Conservancy, dos Estados Unidos, visitaram a Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito no dia 18 de maio. O objetivo foi conhecer melhor a realidade hídrica da cidade.
As atividades foram acompanhadas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Generoso, pelo diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, e pelo presidente da ONG Águas do Acuruí, Odilon de Lima.
“A visita serviu exatamente para conhecermos aquilo que já é desenvolvido pelo município dentro das ações de monitoramento de qualidade e quantidade de água. Nossa expectativa é, com o auxílio dos experts do ITT, desenvolver um protocolo de monitoramento e, quem sabe, auxiliar Itabirito”, explicou Ricardo Galeno, gerente do projeto Coalizão Cidades pela Água, da TNC, em Belo Horizonte.
A comitiva da ONG ambiental também contou com a presença de Paulo Petry, brasileiro radicado nos Estados Unidos, doutor em ecologia de água doce, e do ecólogo colombiano Jorge León.
Aquífero, córregos, ribeirões e rio no percurso
O percurso contemplou locais como o Aquífero Cauê – o segundo maior do estado de Minas Gerais -, córregos, ribeirões, pontos de monitoramento do Rio Itabirito e a Estação Ecológica de Arêdes. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Controle Operacional do Saae e as tecnologias utilizadas no processo de monitoramento do abastecimento na cidade.
“O importante, agora, é identificar as necessidades para poder contribuir. Foi uma experiência interessante, com certeza. Já temos uma ideia do que a Prefeitura de Itabirito está fazendo, como a construção de barraginhas”, destacou o engenheiro químico mexicano Santiago Penedo, que representou o ITT ao lado do hidrogeólogo Aaron Firoz, nascido em Bangladesh.
Discurso compartilhado pelo secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso. “Foi a primeira oportunidade, com a TNC trazendo representantes da América Latina e o instituto ITT, da Alemanha, que é parceiro dela. Agora, eles vão estudar e fazer as propostas para a gente. Abre um importante intercâmbio em relação à transferência de tecnologia, a possíveis investimentos”, comemorou.
No retorno a Itabirito, os visitantes foram recebidos no gabinete pelo Prefeito Alex Salvador, que ressaltou a importância da valorização da pauta ambiental para a população itabiritense. “Estamos muito satisfeitos com a colaboração e com a visita, que nos entusiasma a preservar ainda mais e também a investir mais, que é o que estamos fazendo na cidade”, afirmou.