Em Itabirito o restaurante Ogarete, especializado em comida Síria, tem ganhado o gosto popular. Com pratos típicos e atendimento diferenciado, o estabelecimento, comandado por Fadi Catrin tem se destacado nos festivais gastronômicos da cidade.
Na edição do ano passado do Festival Viação Gastronômica, o Ogarete foi o grande vencedor do Troféu Prato de Ouro com o “Prato Sírio”, que oferece sete itens da culinária árabe. Na edição deste ano, ficou entre os 10 melhores estabelecimentos.
A reportagem do jornal O LIBERAL conversou com Fadi, que contou sua trajetória e a fundação do restaurante na cidade. “Decidi vir para o Brasil em 2014, com o objetivo de construir uma nova vida. Fui direto para Belo Horizonte, onde morei por dois anos e conheci minha atual esposa, que me ajudou a aprimorar a língua portuguesa e me adaptar à cultura brasileira. Em 2016, nos mudamos para Itabirito e procurei oportunidades na cidade, até encontrar um lugar onde pudesse montar o meu próprio negócio”, relembra Fadi.
A Ogarete foi fundada em agosto de 2016. O nome refere-se a uma cidade muito antiga da Síria, antiga capital dos fenícios, povo que habitava a região, hoje chamada de Ras Shamra. “A Ogarete tem variedades de pratos típicos da culinária árabe, tais como kibes, esfirras, pão sírio, pastas, kafta, charuto de repolho, sanduíches, arroz com lentilha e outros, inclusive para o público vegetariano e vegano”, frisa o propritário.
Os pratos são muito elogiados pelos clientes, que destacam os kibes, esfihas, Prato Sírio, Prato Ogarete e o Prato Vegetariano. O interessante é que também há a opção para quem quiser levar para casa. O segredo do sucesso? “Estamos sempre criando novidades gastronômicas para agradar a todos os gostos e fidelizar a nossa clientela”, responde Catrin.
Para quem quiser conferir essas delícias, o Ogarete fica na Rua marechal Floriano, 14 Centro.