O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Ouro Preto aposta na produção de cafés especiais e fortalece o cultivo

Ouro Preto aposta na produção de cafés especiais e fortalece o cultivo

Texto e Imagem: Marcos Delamore

O município de Ouro Preto, que já é um tradicional investidor e apoiador da produção de café, agora aposta na safra de cafés especiais, um mercado em expansão no estado. Os produtores locais investiram forte nessa alternativa de renda e estão conquistando o mercado e o paladar do consumidor.

“Ouro Preto tem café e vai ter mais ainda. Uma associação de produtores de cafés especiais acaba de ser criada na Região dos Inconfidentes, a partir de Ouro Preto. Com a nossa região, nós vamos ter uma produção bastante significativa”, pontuou Angelo Oswaldo (PV), prefeito da cidade histórica.

Historicamente, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Com início no século XVIII, o cultivo ganhou força no século XIX, tornando o café o principal produto da economia brasileira e o país líder em exportação mundial do produto.

Em 2025, segundo o relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país embarcou, para 121 destinos, 40,049 milhões de sacas de 60 kg de todos os tipos do produto, com uma receita de US$ 15,586 bilhões, recorde anual. Se comparado ao ano anterior, o crescimento foi de 24,1%. Já o café especial, destacou-se pela altíssima qualidade, com pontuações acima de 90 pontos no Cup of Excellence e Coffee of the Year, com Minas Gerais liderando a qualidade e exportação.

Cerca de metade da produção de café do país é realizada em Minas Gerais. Conforme o 1º Levantamento da Safra de Café 2026, produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para a produção de café em 2026 aponta para uma safra recorde no Brasil, com 66,2 milhões de sacas, alta de 17,1% frente a 2025. O café especial em Minas Gerais lidera o ranking dos melhores cafés do Brasil em 2025, impulsionado pela alta demanda e qualidade.

Somente em Ouro Preto, 30 mil novos pés de café já foram plantados e serão cultivados. A expectativa é de que, nos próximos anos, a produção dê frutos a novas marcas de cafés especiais que irão consolidar a região no mercado cafeeiro.

Desde 2025, quando foi criada a Associação de Produtores de Cafés Especiais da Região dos Inconfidentes (APCEI), o município mineiro promove ações, como o 1º Dia de Campo do Café Especial Sustentável dos Inconfidentes, para desenvolver uma produção mais sustentável e com foco na qualidade do produto final aos consumidores. Intersecretarial, a iniciativa conta com as pastas da Agropecuária, Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo.

“O pessoal está animado e nós queremos estar juntos também dando esse apoio para que, em breve, Ouro Preto tenha várias marcas de cafés da Região dos Inconfidentes”, destacou Sebastião Evásio, secretário Municipal de Agropecuária.

De acordo com a administração municipal, a associação terá assistência técnica, institucional e especializada, por parte da prefeitura, para a valorização das vocações do território, o fortalecimento da agricultura familiar e a diversificação econômica na região.

Após a colheita da safra, os agricultores locais observam o desenvolvimento rural, o apoio aos produtores e um aumento da renda.

A APCEI celebrou a parceria. “Agradecemos por todo apoio e disponibilidade de toda a equipe”, frisou.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni