Texto e Imagem: Marcos Delamore
A deterioração da Igreja de Nossa Senhora da Glória, localizada em Passagem de Mariana, motivou a criação de um requerimento da Câmara de Vereadores do município de Mariana para solicitar o detalhamento das ações realizadas ou previstas para a restauração do templo.
O Requerimento nº19/2026, de autoria do vereador Ronaldo Bento (PSDB), aprovado durante a reunião na Casa de Legislativa, nesta segunda-feira (9), busca a convocação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria Municipal de Obras, da Secretaria Municipal de Cultura e do Padre Gilsimar Tavares Parolo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, para um encontro no plenário com o objetivo de abordar a destinação de recursos financeiros do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural ao templo, a inclusão do espaço no cronograma de obras e a possibilidade de captação de recursos a serem destinados à restauração da igreja.
“Esse requerimento é de suma importância para a preservação do patrimônio cultural do distrito de Passagem de Mariana: a Igreja de Nossa Senhora da Glória. Estamos convidando todos os envolvidos para que possamos encontrar uma saída, juntamente com a Arquidiocese de Mariana, e continuarmos a dar vida a uma história construída no século XVIII”, mencionou o parlamentar.
A Igreja de Nossa Senhora da Glória, originada de uma capela do início do século XVIII, foi reconstruída em pedra e cal após ruir em 1755. Relevante patrimônio histórico, cultural e religioso de Mariana o templo se encontra em estado crítico de conservação. De acordo com o documento, a igreja apresenta danos estruturais que exigem intervenção imediata, sob risco de agravamento e perda do bem.
“Há 84 anos, a igreja está ali construída. A Igreja Nossa Senhora da Glória já está com um projeto pronto e aprovado. Nós necessitamos de um recurso de cerca de R$ 7 milhões de reais para restaurar o forro e parte da igreja. Precisamos preservar esse patrimônio, buscar recursos para dar celeridade à restauração desse bem e preservar os interesses dos munícipes do distrito de Passagem de Mariana”, enfatizou Ronaldo Bento.
Ao ser votado, em única discussão, o Requerimento foi aprovado por unanimidade e novas informações sobre o templo religioso devem ser divulgadas em até 30 dias.