Imagem: Reprodução/ Marcos Delamore
Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (3) resultou na morte de um professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de 37 anos, em Guarapari, no Espírito Santo. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 15h30 para atender a um princípio de incêndio em um apartamento na Praia do Morro.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local e encontraram dificuldades para controlar as chamas em um dos apartamentos de um prédio residencial. Durante o socorro, uma vítima foi localizada sem vida no nono andar do imóvel. A pessoa foi identificada como Ricardo André da Costa, ex-aluno e ex-professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e docente de Economia no campus Centro-Serrano da instituição, em Santa Maria de Jetibá.
“A equipe iniciou a tentativa de acesso ao local pela escada, uma vez que os elevadores já haviam sido desligados. Tivemos que quebrar duas portas para acessar a vítima. Durante o combate às chamas, detectamos a ausência de funcionamento do SHP. Não havia água e faltavam peças no conjunto”, detalhou.
O companheiro do professor, Henrique Simões Braga, é suspeito de provocar o incêndio ao colocar fogo em um colchão e fechar a vítima no banheiro. Ele confessou o crime. A Polícia Civil prendeu o suspeito e o autuou por homicídio qualificado.
Por meio das redes sociais, a instituição de ensino do Espírito Santo lamentou o falecimento do professor. “No Campus Centro-Serrano, foi decretado luto de três dias, com a suspensão das atividades letivas. As atividades de início do ano estão sendo reagendadas. O campus destacou que a contribuição na área de Economia e seu compromisso com a educação pública deixaram uma marca importante em nossa instituição”, diz um trecho da nota de pesar.
Henrique foi levado a um hospital para atendimento médico e, em seguida, direcionado para a Delegacia de Guarapari. A Polícia Civil informou que segue investigando o caso.