O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Operação “Royalties Perdidos”: Esquema em Ouro Preto e Mariana está no centro de investigação da Polícia Civil

Operação “Royalties Perdidos”: Esquema em Ouro Preto e Mariana está no centro de investigação da Polícia Civil

Imagem: PCMG/Divulgação/Marcos Delamore

Na última quinta-feira (29), vinte mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em operação para desarticular um sofisticado esquema de furtos, receptação e revenda ilegal de equipamentos de mineração em seis cidades do estado, incluindo Ouro Preto e Mariana.

A Operação Royalties Perdidos, coordenada pela delegacia de crimes patrimoniais em Ouro Preto, tenta desmantelar uma estrutura criminosa que atua na atividade minerária. De forma integrada, cerca de 90 policiais civis foram mobilizados e realizaram, simultaneamente, as ordens judiciais em Ouro Preto, Mariana, João Monlevade, Santa Bárbara, Esmeraldas e Contagem.

“Essa operação está em sua terceira fase. A operação foi iniciada em janeiro de 2024, com o cumprimento de 13 mandados de buscas em Mariana. A partir disso, trouxemos aos autos elementos informativos de prova muito importantes, que desenhou toda a organização criminosa”, afirmou o delegado Mauricio Antônio Campos Lauria Júnior.

A Polícia Civil apura uma denúncia de uma empresa mineradora, no distrito de Antônio Pereira, de subtração de ferramentas e maquinários da indústria mineral. Durante a megaoperação, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos que irão auxiliar nas investigações, além de ser decretado o sequestro de bens, avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões.

A Justiça autorizou medidas cautelares que resultaram na quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, levando a investigação a identificar a prática de lavagem de dinheiro, que reforçaram as suspeitas. Até o momento, apenas um envolvido, da cidade de João Monlevade, foi preso.

Segundo a Polícia Civil, na ação, foram apreendidos:

● dispositivos eletrônicos

● veículos de luxo

● uma lancha aquática

● um rifle e uma pistola de calibre 9 milímetros

● documentos diversos

● uma correia transportadora avaliada em R$ 500 mil

Os materiais apreendidos foram encaminhados para análise pericial. As autoridades destacam que a Operação Royalties Perdidos representa um passo importante no combate à prática criminosa, responsável por prejuízos significativos a empresas e à sociedade como um todo.

“A ação representa uma etapa relevante para a desarticulação do grupo criminoso e o fortalecimento da persecução penal. Agora, as investigações prosseguem visando à completa elucidação dos fatos e à responsabilização dos envolvidos”, concluiu o delegado.

As diligências da Polícia Civil seguem em andamento para identificar outros envolvidos, garantir eventual reparação dos danos e apurar a extensão do esquema criminoso.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni