Imagem: Freepik/Victória Oliveira
A vacinação contra a dengue começou nesta quinta-feira (29) em Cachoeira do Campo, Amarantina e Antônio Pereira, distritos de Ouro Preto. Além das unidades distritais, a população também poderá se vacinar por meio do Vacimóvel, instalado na UPA Dom Orione, na sede do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as primeiras doses foram enviadas pelo Governo de Minas Gerais e a definição dos locais leva em consideração as áreas com maior registro de casos da doença. “O nosso objetivo, inicialmente, é focar nos locais onde tivemos maior incidência”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira.
A vacinação acontece no Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo, na UBS de Amarantina, na UBS de Antônio Pereira e no Vacimóvel, que ficará estacionado na UPA Dom Orione. O atendimento no Vacimóvel ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Nos distritos, a aplicação das doses segue os horários de funcionamento das UBS.
Nesta etapa, podem receber a vacina crianças e adolescentes que já completaram 10 anos e que ainda não completaram 15 anos, ou seja, jovens de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A vacinação é uma importante aliada no combate à dengue, especialmente na prevenção de formas graves da doença. No entanto, as autoridades de saúde reforçam que a imunização não substitui os cuidados diários, fundamentais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Durante o verão, período marcado por chuvas frequentes e altas temperaturas, a atenção deve ser redobrada. A orientação é dedicar pelo menos 10 minutos por dia para eliminar água parada, manter caixas d’água bem vedadas, limpar calhas, descartar corretamente recipientes que possam acumular água e evitar o acúmulo de lixo em quintais e áreas abertas.