Imagem: Reprodução/Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Poder Legislativo, e a diretoria do Aluminas discutem as tratativas para um acordo com a Novelis do Brasil sobre a posse do terreno em que está sediada a associação. Em outubro do ano passado, a Justiça determinou a reintegração de posse do imóvel à empresa. O espaço, em questão, encontra-se situado no bairro Saramenha, em Ouro Preto, e é administrado pelo Aluminas há décadas.
À época, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizaram uma reunião com a empresa Novelis do Brasil e a Justiça de Ouro Preto para discutir o processo. Durante o encontro entre as partes, o Judiciário de Ouro Preto propôs medidas para avançar na negociação. Ficou acordado que, tanto a empresa quanto a Prefeitura, teriam um prazo de 90 dias para apresentar uma definição para um acordo final.

Na última semana, uma assembleia definiu novos rumos para um possível acordo em que os imóveis em disputa judicial serão contemplados entre os 35% do total de terras repassadas pela Novelis ao município. De acordo com informações divulgadas pelos vereadores, a prefeitura busca assegurar a área para o prosseguimento das atividades da Associação Atlética Aluminas, com a perspectiva de uso compartilhado do espaço entre o Município e a instituição. A expectativa é de que o acordo entre em fase final e seja assinado de forma oficial nos próximos meses.
Cessão para o Aluminas
Em regime comodato, o Aluminas havia firmado um acordo com a Novelis em razão de uma área de cerca de 17 mil metros quadrados, onde funciona a sede do clube. O contrato tinha como finalidade a execução de melhorias e a prática de atividades de cunho social, cultural e esportivo. No local foram construídos campos de futebol, ginásio, piscinas e um salão para a realização de eventos.
Desde 2014, com o encerramento das atividades da Novelis em Ouro Preto, os imóveis e os terrenos são palco de disputas judiciais. Anteriormente, as terras estavam vinculadas ao município e foram repassadas à Novelis. Dos 119 hectares de área, uma parte será destinada para o programa de habitação em Ouro Preto.
O processo
A empresa Novelis do Brasil acionou a Justiça de Ouro Preto reivindicando a posse do terreno e o pagamento de aluguéis anteriores. De acordo com os autos, a empresa Novelis do Brasil alega ser legítima possuidora e proprietária da área.
A Justiça de Ouro Preto, em primeira instância, deu à associação um prazo de 15 dias para desocupação do espaço. Tremendo ficar sem a sua sede, após mais de oito décadas de atuação na cidade histórica, o Aluminas tenta assegurar a permanência das ações no espaço.
Em apoio à causa da associação, os vereadores do município realizaram, em 11 de novembro, uma edição especial da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto. A pedido dos vereadores, por meio do requerimento 410/2025, a sessão foi transferida do plenário da Casa Legislativa para a sede da instituição.
A Novelis se comprometeria em repassar 29% das terras à Prefeitura, parcela essa que contempla o terreno ocupado pela Associação. Caso o acordo seja efetivado, o total das terras repassadas ao município seria de aproximadamente 35%.

Associação Atlética Aluminas
Fundado em 1941, o Aluminas é um tradicional centro de cidadania, inclusão, e que realiza atividades esportivas, culturais, sociais e comunitárias desde a sua fundação. Ao longo de 84 anos de existência, participou ativamente da formação de atletas e personalidades da região e do Brasil.