Imagens: Larissa Rodrigues e Yolanda/Larissa Rodrigues e Yolanda
A Prefeitura de Mariana, com apoio de todas as secretarias, realizou ações integradas na sede do município e nos distritos, com o objetivo de minimizar os impactos do elevado volume de chuvas registrado no último sábado (24).
As equipes atuaram prontamente no atendimento às ocorrências, realizando serviços de limpeza e desinfecção em residências atingidas pelo grande volume de água da chuva, incluindo imóveis na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, no bairro Barro Preto, além de outros pontos da cidade e comunidades próximas à sede do município, como a Comunidade do Cristal. As ações também alcançaram os distritos de Bandeirantes e Monsenhor Horta, com o reforço das medidas sanitárias. Paralelamente, foram realizados o monitoramento de áreas de risco e a retirada de terra proveniente de deslizamentos de taludes e a lavagem das vias.
No sábado (24), a sede de Mariana registrou 85 milímetros de chuva em um período de 24 horas. Desse total, 27 milímetros foram concentrados em menos de meia hora, principalmente na região do bairro Barro Preto, o que caracteriza um volume elevado em um curto intervalo de tempo. A intensidade da precipitação fez com que o Ribeirão do Carmo atingisse a calha máxima, exigindo atuação rápida das equipes municipais para evitar danos ainda maiores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, até o momento, seis famílias precisaram sair ou ainda sairão de suas residências em função dos impactos causados pelas chuvas. Além disso, 32 famílias foram atingidas com perdas de itens que guarnecem suas respectivas casas, número que ainda pode sofrer alterações à medida que o levantamento técnico e social avança.
A Defesa Civil permanece em campo realizando o monitoramento contínuo das áreas afetadas, com avaliação técnica de pontos de risco, acompanhamento do nível dos cursos d’água e análise da possibilidade de deslizamentos. As equipes seguem em estado de alerta, mantendo vigilância permanente e prontas para agir de forma imediata caso haja agravamento do cenário.
Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de desinfecção em residências que tiveram os interiores invadidos pela água da chuva, incluindo imóveis localizados na Travessa Monsenhor Rafael Coelho, no bairro Barro Preto, além de outros pontos da cidade e de comunidades próximas à sede do município. As equipes também atuaram nos distritos de Bandeirantes e Monsenhor Horta, reforçando as medidas sanitárias com o objetivo de reduzir riscos à saúde da população atingida. Como medida preventiva, o horário de funcionamento da Central de Vacinação foi prorrogado, possibilitando a imunização de pessoas que tiveram contato com a água da inundação.
As equipes das Secretarias de Obras e Gestão Urbana e de Meio Ambiente seguem atuando na limpeza de vias públicas, desobstrução de acessos, retirada de terra proveniente de deslizamentos de taludes, lavagem de ruas e apoio operacional às ações emergenciais. O trabalho busca garantir condições mínimas de segurança, mobilidade e acesso para moradores, além de assegurar a continuidade dos serviços essenciais nas áreas impactadas. Foi realizada também a limpeza dos trilhos presentes na bacia de Amortecimento e Contenção do bairro Morada do Sol, prevenindo o acúmulo de resíduos e contribuindo para o correto escoamento da água durante o período chuvoso.

Funcionamento da Bacia de Contenção do bairro Morada do Sol
A estrutura teve papel fundamental na redução dos impactos no bairro Barro Preto, historicamente afetado por alagamentos. A Bacia de Amortecimento e Contenção do bairro Morada do Sol tem como finalidade reter grandes volumes de água e garantir o escoamento adequado, tendo funcionado conforme o previsto, sem registro de transbordamentos, o que contribuiu para minimizar os impactos da chuva.
Os trilhos metálicos instalados a montante da bacia retiveram uma árvore e outros materiais sólidos, evitando o entupimento das galerias e reduzindo os danos. Em comentário na rede social oficial da Prefeitura, Douglas de Sá relata ter comprovado pessoalmente o funcionamento dos trilhos, “os trilhos impediram que resíduos sólidos fossem para a rede e agravassem ainda mais a situação de chuva extrema no dia de ontem”.
Índices pluviométricos
Nos últimos dias, os índices pluviométricos registrados em diferentes regiões do município reforçam a intensidade do período chuvoso, com acumulados expressivos em distritos como Santa Rita de Cássia, Morro Santana, Cachoeira do Brumado e Santa Rita Durão.
A situação, neste momento, encontra-se controlada, com todas as equipes mobilizadas e preparadas para atuação imediata em caso de reincidência ou novas ocorrências.
Para ter acesso a todos os conteúdos da administração pública, entre em mariana.mg.gov.br e, também, @prefmariana. São dezenas de informações de utilidade pública publicadas diariamente, de todos os setores municipais, para informar a população sobre os serviços e melhorias feitas em toda a cidade.
