Isabela Jorge
Fundado em 2024, pelos primos Alex Júnio Pereira (19), Robert Júnio Pereira (22) e Luiz Felipe Pereira (21), o time “Dejuca Futebol Clube” retoma as atividades, em 2026, ao homenagear em vida o avô José Geraldo (65), conhecido popularmente como “Juca”. Nascido no distrito de Águas Claras, Juca é casado com Maria Efigênia de Oliveira Pereira, atua como vigilante e atualmente reside em Mariana, onde cuida há 16 anos do seu rancho que representa para seus netos um “local onde foram compartilhados diversos momentos e ensinamentos marcantes”, contam.
Os fundadores da equipe relatam que o avô sempre foi uma grande referência de vida, o que motivou a iniciativa de prestar essa homenagem. Além dos idealizadores, o time, que tem origem no bairro Rosário, é formado por outros dez atletas, sendo eles: André Henrique Solano (18), Gustavo Martins Pereira (17), Paulo Henrique Martins (27), Everton Henrique Vieira Ramos (22), João Vitor Moreira da Costa (17), Kelven Rafael Pereira (25), Samuel Henrique Moreira dos Santos (18), João Henrique da Silva Batista (15), Valderley José Ferreira Ribeiro (19) e Rilson Anselmo Prudêncio (21).
Durante um momento íntimo com Juca, o grupo foi até o rancho para anunciar a homenagem. “Fico agradecido. Os meninos tudo veio, meus netos… Eu achei muito bonito e fico satisfeito”, relata o homenageado. Os registros desse encontro estão no Instagram da equipe, em: @dejucafc.
Sobre o Dejuca
Os fundadores afirmam que o time nasceu a partir de valores transmitidos por Juca, de geração para geração, sendo eles: respeito, disciplina, caráter e união, o que guia o grupo dentro e fora das quadras.
De acordo com Alex Pereira, os jogos ocorrem na quadra do bairro Rosário, com o objetivo de representar a comunidade onde surgiu. “O Dejuca FC tem como objetivo competir com seriedade, fortalecer a identidade do bairro e honrar cada partida como forma de reconhecimento à sua origem e às pessoas que fazem parte dessa história”, explica.
A equipe conta com o importante apoio do vereador Ronaldo Bento, do vereador Samuel de Padre Viegas, da serralheria JP e de Hudson, proprietário da Pizzaria Satélite e presidente do Clube Satélite, parceiros que acreditam no esporte como ferramenta de inclusão, fortalecimento comunitário e transformação social.
De acordo com Bento, o time é um importante exemplo para os jovens de Mariana. “São ações como essa que fazem os adolescentes e jovens da nossa cidade buscarem bons caminhos. O esporte tem papel fundamental em garantir o desenvolvimento pessoal e social. Parabenizo aos atletas e ao querido Juca pelo belo exemplo que deu aos netos. Fico muito feliz em contribuir com essa iniciativa”, afirma.