O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Curso de Medicina da UFOP conquista nota máxima em avaliação do Ministério da Educação e está entre os melhores do Brasil

Curso de Medicina da UFOP conquista nota máxima em avaliação do Ministério da Educação e está entre os melhores do Brasil

Imagem: Reprodução/Marcos Delamore

O curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu nota máxima na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado, nesta segunda-feira (19), e o desempenho colocou a instituição entre os destaques nacionais da avaliação.

O Enamed é uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do ensino e avaliar a formação médica no Brasil. Os resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.

Foram avaliados 89 mil estudantes, em 351 cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) de Medicina de todo o país, e a UFOP é uma das 49 que obtiveram o conceito 5. A Escola de Medicina da UFOP destacou que o resultado reafirma o compromisso permanente com a formação médica de qualidade.

“Esse resultado é fruto do trabalho sério e coletivo dos docentes, técnico-administrativos, preceptores, parceiros institucionais, do apoio dos gestores institucionais e, especialmente, do empenho dos nossos estudantes”.

Em Minas Gerais, apenas a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) se destacaram com a nota máxima.

Em paralelo a esses dados, outras doze instituições mineiras tiveram seus cursos de medicina incluídos na lista de notas baixas no Enamed. O resultado nacional expôs o desempenho insatisfatório de mais de 100 universidades, que foram mal avaliadas, com os índices 1 e 2, e estarão sujeitas à penalidades. Ao analisar a distribuição dos cursos por Conceito Enade, o levantamento mostra que um curso ficou sem conceito (SC) e teve menos de 10 estudantes avaliados.

De acordo com o levantamento do Inep, 75% dos alunos obtiveram desempenho proficiente. Entre eles, mais de 39 mil eram estudantes concluintes do curso. Desses, 67% tiveram proficiência. Já o público geral, que inclui médicos formados e inscritos no Exame Nacional de Residência (Enare), teve 81% dos participantes com proficiência.

O MEC informou que os 24 cursos com conceito 1 terão suspensão total do ingresso de novos estudantes. Já os outros 83, com conceito 2, sofrerão redução no número de vagas. As instituições de ensino superior ainda terão um prazo para apresentar defesa.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni