O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

Escola Estadual Dom Velloso, em Ouro Preto, é uma das 30 escolas de Minas Gerais selecionadas para o programa Minas Bilíngue

Escola Estadual Dom Velloso, em Ouro Preto, é uma das 30 escolas de Minas Gerais selecionadas para o programa Minas Bilíngue

Imagem: Marcos Delamore/Marcos Delamore

Uma escola estadual de Ouro Preto está na lista das 30 unidades mineiras selecionadas para a primeira etapa do Minas Bilíngue, programa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que implementa o ensino bilíngue e intercultural na rede estadual de ensino público.

A Escola Estadual Dom Velloso, localizada no bairro Pilar, na cidade histórica mineira, foi a instituição escolhida pelo Governo de Minas. O projeto foi lançado em 2025 e passa a ser implementado a partir do ano letivo de 2026. Para a direção da unidade de ensino, a participação amplia os horizontes acadêmicos, profissionais e formativos dos estudantes.

“A Escola Estadual Dom Velloso forma gerações, na cidade de Ouro Preto, desde 1929, e, atualmente, atendemos cerca de 500 alunos. Vislumbrando melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes, em 2024, fizemos uma parceria com a Embaixada da França no Brasil, com o desejo de ter um projeto que abrangesse a parte pedagógica do ensino em um outro idioma. Esse interesse, a relação com a Embaixada da França e a qualidade do ensino ofertada na escola foram o motor para a presença da instituição na lista. Para o mercado de trabalho e o futuro de nossos alunos é muito importante que eles tenham, não só o conhecimento do idioma, mas também o conhecimento cultural desses países”, afirmou o diretor Rafael Bonfim Lara.

As aulas terão início em 4 de fevereiro, seguindo o Calendário Escolar 2026 da SEE-MG, marcando o início do projeto em sala de aula. Nas escolas bilíngues, a língua estrangeira adicional, escolhida anteriormente pela comunidade escolar, passa a ter carga horária ampliada e será incluída junto a outros componentes curriculares.

Em Ouro Preto, a comunidade da Escola Estadual Dom Velloso escolheu o francês, que será integra a grade curricular dos ensinos Fundamental e Médio. De acordo com a SEE-MG, além do francês, o Minas Bilíngue prevê a implementação de outros idiomas, como inglês, espanhol, mandarim, alemão e italiano.

A proposta do programa é de promover oportunidades acadêmicas, profissionais e formativas aos alunos da rede pública, articulando competências linguísticas, cognitivas, culturais e socioemocionais para escolas que oferecem Ensino Médio e Fundamental em Tempo Integral, sem aumento da carga horária dos estudantes.

Com a adesão ao projeto, a escola de Ouro Preto passa a integrar uma política educacional voltada à preparação dos estudantes para um mundo cada vez mais conectado e multicultural.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni