Ampliação do atendimento marca início da nova gestão da Câmara de Itabirito.
Uma das primeiras mudanças promovidas pela nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabirito em 2026 é a ampliação do atendimento do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). O órgão já abriu novos agendamentos para a emissão de carteiras de identidade e, como novidade, passou a atender também crianças a partir de 7 anos. Antes, a idade mínima era de 12 anos.
O presidente da Câmara, vereador Léo do Social (PSDB), destacou que a medida faz parte de um esforço da nova gestão para fortalecer o acesso à cidadania. “Essa é uma ação que ressalta o compromisso da Câmara com a cidadania e com o acesso aos direitos básicos. Facilitar a emissão da identidade, especialmente para crianças, é garantir dignidade, inclusão e mais tranquilidade para as famílias de Itabirito”, afirmou.
O atendimento para agendamento é realizado exclusivamente de forma presencial, das 7h30 às 17h30, na sede do CAC, localizada na Rua José Benedito, nº 189, 3º andar, no bairro Santa Efigênia, com acesso pela Travessa Dona Cristina, atrás do Farid Home Center.
Para realizar o agendamento, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento original ou, no caso de pessoas casadas, da certidão de casamento original. Pessoas divorciadas devem apresentar a certidão com averbação do divórcio. Também é necessário apresentar CPF e documento de identidade. Todos os documentos devem ser originais, legíveis e sem rasuras.
As marcações realizadas ao longo do mês de janeiro serão destinadas à confecção da carteira de identidade no mês de fevereiro. O agendamento pode ser feito exclusivamente pelo próprio interessado ou por familiares diretos, como pais, filhos ou irmãos.
O CAC orienta que os interessados compareçam ao local com toda a documentação exigida e sigam atentamente as instruções repassadas no atendimento, garantindo um processo mais ágil e organizado.