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Estudantes da rede municipal têm trabalhos reconhecidos em concurso literário e projeto de combate ao trabalho infantil

Estudantes da rede municipal têm trabalhos reconhecidos em concurso literário e projeto de combate ao trabalho infantil

Imagens e texto: Yolanda

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no dia 18 de dezembro, na Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, o Evento de Reconhecimento dos Trabalhos Selecionados de estudantes da rede municipal de ensino, reunindo iniciativas voltadas à valorização da educação, da cultura e da formação cidadã.

A programação contemplou a premiação do 1º Concurso Municipal de Redação e Ilustração em homenagem a Pedro Aleixo, o lançamento do livro “O Legado de Pedro Aleixo”, produzido a partir dos trabalhos selecionados, e o reconhecimento dos estudantes que se destacaram no Projeto do Ministério Público do Trabalho, MPT na Escola, etapa municipal.

O concurso em homenagem a Pedro Aleixo, personalidade histórica nascida em Mariana, teve como objetivo promover o conhecimento da história local, estimular a leitura, a escrita e a expressão artística dos estudantes, além de fortalecer o vínculo entre educação, cultura e identidade marianense. O projeto foi desenvolvido ao longo do semestre por meio de rodas de conversa nas escolas municipais, com foco na trajetória e no legado de Pedro Aleixo, a partir da distribuição do livro “O encontro de Pedro Aleixo com os alunos da escola de Ribeirão do Carmo” e conversa com os autores Andreia Donadon e Luciano Guimarães.

Como resultado, os textos e ilustrações produzidos pelos alunos deram origem ao livro “O Legado de Pedro Aleixo”, que reúne os trabalhos selecionados e registra a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento histórico e cultural.

O evento também reconheceu os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto MPT na Escola, iniciativa que aborda a temática da prevenção e erradicação do trabalho infantil, promovendo a conscientização de crianças e adolescentes por meio de produções literárias, artísticas e culturais. O projeto incentiva o protagonismo estudantil e transforma a comunidade escolar em agente multiplicador de informações sobre direitos, deveres e proteção da infância.

Durante a cerimônia, estudantes das diferentes categorias receberam certificados, menções honrosas e premiações, em reconhecimento à qualidade dos trabalhos apresentados. Professores e unidades escolares também foram valorizados pelo acompanhamento pedagógico e pelo compromisso com o desenvolvimento das ações ao longo do ano letivo.

Um dos jurados do concurso de redação, Dr. Israel Quirino, destacou a relevância da iniciativa para a formação dos estudantes. Segundo ele, a leitura de um dos textos selecionados o emocionou profundamente. Dr. Israel também compartilhou que, quando criança, foi vencedor de um concurso de redação, experiência que contribuiu de forma significativa para a construção de sua trajetória pessoal e profissional. Para ele, ações como essa têm grande importância ao incentivar talentos, fortalecer a autoestima dos estudantes e demonstrar o impacto que a educação pode ter ao longo da vida.

A iniciativa reforça o papel da educação pública como espaço de formação integral, diálogo, reflexão crítica e promoção da cidadania, estimulando práticas pedagógicas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária. A Secretaria Municipal de Educação reafirma o compromisso com a valorização do protagonismo estudantil, o incentivo à produção cultural e o fortalecimento de projetos educacionais que ampliam as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede municipal.

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