Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
A prefeitura de Mariana, no interior de Minas Gerais, anunciou que vai implantar dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Monsenhor Horta. O objetivo é viabilizar um atendimento adequado a pacientes que necessitem de cuidados intensivos, além de ampliar as ações de alta complexidade em saúde.
Segundo o governo municipal, o investimento de R$ 8.634.306,44 permitirá ao hospital avançar com o projeto de modernização e melhoria da assistência, com foco na promoção de diversos procedimentos e cirurgias, e na ampliação da capacidade de atendimento a uma demanda crescente da população marianense.
Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), as políticas públicas de saúde visam disponibilizar um serviço especializado que dará suporte e assistência a pacientes graves não apenas da cidade de Mariana, mas também de localidades vizinhas.
“Mais um sonho para o município de Mariana, uma demanda da nossa população vai sair do papel. Os leitos de UTI salvam vidas. Compromisso de melhorar, cada vez mais, a saúde pública do município de Mariana e da nossa população”, afirmou o prefeito.

Enquanto as cidades de Ouro Preto e Itabirito já proporcionam os serviços de Unidade de Terapia Intensiva, a cidade de Mariana é uma das únicas da Região dos Inconfidentes a não contar com leitos de UTI. “Lá em 2022 iniciamos essa jornada e, agora, prosseguimos com essa necessidade real. Estamos no caminho. Vamos concretizar nossos projetos, alguns já iniciados, e conseguiremos toda a cobertura da atenção primária em Mariana”, concluiu Juliano Duarte.
O Projeto de Lei foi encaminhado ao Poder Legislativo para análise das comissões, e seguirá para discussão e votação no plenário da Câmara Municipal de Mariana. A expectativa é de que a proposta seja aprovada e o prefeito sancione a lei.