Marcos Delamore
A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, deu um passo importante no cuidado com a saúde da população ao anunciar a inauguração do Ambulatório de Obesidade, uma unidade pública destinada ao atendimento e tratamento dessa condição médica. O anúncio foi feito pela vice-prefeita Regina Braga e pelo secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, no último dia 28 de novembro.
“Um brilhante trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em uma área muito importante. Gostaria de agradecer e parabenizar a Atenção Primária, que trabalha, sobretudo, a prevenção e a saúde em Ouro Preto”, declarou Regina Braga sobre o lançamento do ambulatório.
A iniciativa surgiu de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio de um projeto de acompanhamento de 700 mulheres com alteração de peso, que se estendeu para crianças e adolescentes. Segundo dados da Saúde de Ouro Preto, 1 em cada 4 pacientes abaixo dos dezoito anos, foi detectado com alteração de colesterol e glicemia. O objetivo é fomentar políticas públicas de saúde e promover o cuidado integral para as pessoas com obesidade no município.
Visando a saúde, prevenção, o enfrentamento de uma doença que pode desencadear diversos problemas crônicos, além do foco na reabilitação dessas pessoas, o ambulatório contará com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, educadores físicos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
O secretário Leandro Moreira detalhou a estrutura da nova unidade, destacando a proposta de práticas mais efetivas e humanas. “O ambulatório, em 2025, foi um processo de construção, no qual iremos ofertar toda a linha de cuidado em Ouro Preto. A linha de cuidado começa na atenção primária, detectando as alterações e tentando iniciar os tratamentos. Se assim não for possível, o paciente será encaminhado para o nosso ambulatório com uma equipe multiprofissional. A pessoa em obesidade não depende só do atendimento médico, ela terá que fazer um acompanhamento multiprofissional”, explicou.
Outro grande novidade para a Ouro Preto foi anunciada pelas autoridades municipais. A cidade irá disponibilizar cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após o tratamento não-medicamentoso ou com medicamentos e o acompanhamento da equipe multidisciplinar, o paciente será encaminhado para o procedimento cirúrgico. Em parceria com o Hospital Santa Casa de Misericórdia, os pacientes, em casos específicos, terão acesso ao serviço.