Imagem: Neno Vianna / Marcos Delamore
Nesta segunda-feira (01/12), a Prefeitura de Ouro Preto realizou a entrega de uma emenda parlamentar de R$40 mil à Bandalheira Folclórica Ouropretana. A cerimônia contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo (PV), de membros do tradicional bloco carnavalesco, do secretário de Governo, Yuri Assunção, da secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Sonia Maria Rezende, da vereadora Lílian França (PP) e demais representantes da administração municipal. “Um apoio especial à Bandalheira Folclórica Ouropretana, que está no coração do povo de Ouro Preto”, declarou o prefeito.
A iniciativa foi executada pela Secretaria Municipal de Governo, que conduziu todas as etapas necessárias, por meio do Programa Pró-Comunidade. O recurso foi indicado pela parlamentar Lílian França e viabilizado pelos deputados Pinheirinho (PP) e Alencar da Silveira Jr (PDT).
Para a vereadora de Ouro Preto, “foi um momento de celebração, reconhecimento e fortalecimento das nossas tradições”, disse. O valor será destinado a compras de 69 instrumentos musicais e a ações voltadas para a preservação artística do grupo e o desenvolvimento da cultura e da arte na Cidade Patrimônio Mundial.
A Bandalheira Folclórica Ouropretana
A Bandalheira Folclórica Ouropretana (BAFO) foi fundada em 10 de janeiro de 1972, em Ouro Preto. Há décadas, a Bandalheira, juntamente com o Zé Pereira dos Lacaios, participa da abertura oficial dos desfiles e das comemorações do carnaval ouro-pretano. De acordo com membros do bloco, o segredo deles é ser uma bagunça organizada.
O tradicional bloco é facilmente reconhecido por onde passa com o seu clássico uniforme, encantado moradores e visitantes, e abrilhantando celebrações. O traje é composto por um penico branco na cabeça, camisa social branca, com uma gravata preta, um cinto preto com rolo de papel higiênico, calça e calçado pretos.