Marcus Borges/ Revisão: Greiza Tavares
Na última quarta-feira (19), a ouro-pretana Maria José Azevedo, carinhosamente chamada de Ica, foi homenageada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, em função do trabalho realizado à frente do tradicional grupo de Pastorinhas do Padre Faria, uma tradição natalina que há décadas emociona moradores e turistas de Ouro Preto.
A cerimônia aconteceu durante o evento “Chá com a Rainha”, um espaço que tem como objetivo valorizar as guardiãs e os mestres das tradições populares de Minas Gerais. O encontro foi pensado para aproximar o público de manifestações que transitam entre a tradição e a contemporaneidade, além de uma troca de experiências, escuta atenta e conversa entre os presentes.
Na ocasião, Ica relatou a experiência dela à frente das Pastorinhas do Padre Faria, e os esforços para manter viva a história do grupo de pastorinhas mais antigo de Ouro Preto, que conta com cerca de 60 anos de atividade. “A importância de manter este grupo vivo é para que outras pessoas tenham a felicidade de conhecer as Pastorinhas, essa tão bela tradição”, ressaltou.
Embora conhecidas pelas apresentações no Natal, as meninas estão presentes em diversos eventos e encontros que acontecem no decorrer de todo o ano.