Rosiane assina termo representando a Bemil. Imagem: Victória Oliveira / Victória Oliveira
A Bemil Mineração assinou, nesta terça-feira (18), o termo de cooperação que viabiliza a reforma da Igreja de Nossa Senhora das Graças, localizada na comunidade da Bocaina, em Ouro Preto. O documento formaliza a parceria entre a empresa, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e a Associação de Moradores da Bocaina de Baixo.
O termo foi assinado pela gerente administrativa da empresa, Rosiane Máximo, e por Ubiratã Gonçalves de Oliveira, presidente da Associação de Moradores. Representantes da paróquia também participaram do acordo.
A principal intervenção será a pintura completa da fachada, atualmente deteriorada, desbotada e com áreas descascadas A expectativa da comunidade é que se retome um azul celeste, tonalidade já utilizada anteriormente, que remete ao manto de Nossa Senhora das Graças. Também serão realizados outros reparos essenciais para garantir a preservação da estrutura e o pleno funcionamento das atividades religiosas.
Para os moradores, o dia da assinatura representa a concretização de um sonho coletivo. Maria de Fátima de Souza, vice-coordenadora da igreja, comemorou o avanço. “Hoje é um dia muito feliz, estamos realizando o sonho de pintar nossa igreja. A importância desse lugar na minha vida é muito grande. Minhas filhas foram batizadas aqui, fizeram a primeira comunhão, os 15 anos também celebramos com a presença da igreja. Sou muito grata por ter Nossa Senhora das Graças com nossa comunidade”, afirmou.
Ela aproveitou para convidar a população para as celebrações em honra à santa, que começam no dia 27 de novembro, com missa solene, e seguem com festividades nos dias 29 e 30, nas ruas da comunidade. A programação deve ser divulgada em breve nas redes sociais da paróquia.
Representando a empresa, Rosiane Máximo comentou sobre a relação da Bemil com a comunidade da Bocaina: “Temos o compromisso de contribuir com ações que promovam o desenvolvimento social, cultural e humano. Quando nos aproximamos dessa demanda, entendemos de imediato que esse apoio não era apenas necessário, mas um dever enquanto empresa que acredita na força da comunidade e na união entre tradição e futuro. Agradecemos ao padre pela confiança e às lideranças comunitárias pelo diálogo transparente”. A expectativa é que as obras comecem já nos próximos dias.
