O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
4 min

Mariana inaugura sede do sindicato rural para apoiar produtores do município

Mariana inaugura sede do sindicato rural para apoiar produtores do município

Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore

O Sindicato dos Produtores Rurais de Mariana escreveu mais um capítulo importante na sua história, com a inauguração oficial de sua nova sede em Mariana, no interior de Minas Gerais. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (10) e reuniu dezenas de pessoas, entre lideranças políticas e rurais do município, além de agricultores, pecuaristas e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Cedro Mineração.

A unidade, situada no Centro de Convenções da cidade histórica, passa a dispor de salas integradas e multiuso, além de ambientes equipados, destinados a atender os agricultores e pecuaristas do município e região. O novo espaço também permite maior eficiência operacional, acompanhando a crescente demanda gerada pela expansão das atividades agropecuárias na região.

Durante o evento de inauguração, a presidente do sindicato, Maria de Fátima de Mello, destacou a importância da entidade rural para o desenvolvimento do setor na região. “Hoje é um marco histórico para o sindicato dos produtores rurais de Mariana. Estamos inaugurando nossa sede, no Centro de Convenções, com bastante conforto, e é motivo de muita alegria, felicidade e uma grande vitória para todos os produtores rurais”, declarou.

O vice-presidente do sindicato, Gilson Gomes, a iniciativa compõe as ações estratégicas para reforçar a representatividade sindical rural e auxiliar os produtores locais. “O sindicato já tem trinta anos de existência no município e é a primeira vez que teremos uma sede com conforto para atender os nossos produtores rurais. É um momento de renovação e recomeço. Essa inauguração é muito importante, uma vez que irá beneficiar os produtores”, citou.

Outra novidade que marcou o evento foi o lançamento de três novas turmas do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), direcionado a pequenos e médios produtores do município. Em um primeiro momento serão ofertados dois grupos de acompanhamento das atividades de bovinocultura de leite e um na área de olericultura.

Para o gerente regional do Sistema FAEMG Senar, Marcos Reis, destacou a parceria com o sindicato e a Prefeitura de Mariana. “Um dia histórico para os produtores rurais de Mariana. Além da inauguração da nova sede para os produtores rurais, um ponto de encontro para os agricultores do município, temos a reunião para o lançamento das turmas do programa de assistência técnica e gerencial. Ou seja, atendimento técnico e gerencial para ampliar a produção e melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos”, reiterou.

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), filho de um produtor rural, ressaltou a importância da colaboração da prefeitura para com a população do campo. “Nosso município tem 1.200 quilômetros quadrados e muitos produtores rurais, que precisam de apoio e políticas públicas para desenvolver suas atividades. Esse curso é fundamental porque o técnico vai in loco, na propriedade, para ensinar o manejo, a produção e o gerenciamento, o que, no final, melhora o valor agregado do produto”, disse.

Já o secretário municipal de Mariana, Alexandre Carneiro, reforçou o papel de integração entre os produtores rurais e os setores da administração pública. “Muito feliz dos produtores rurais terem uma nova sede, instalada no Centro de Convenções, um ponto que irá valorizar muito o encontro dos servidores e garantir a integração”, afirmou.

 

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni