Imagem: Reprodução / Marcos Delamore
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), anunciou na última quinta-feira (6/11), a ampliação do programa Fila Zero para a realização de exames de ultrassonografia, que estavam em espera desde o ano passado, e para garantir eficiência no atendimento à população marianense.
O programa Fila Zero, uma iniciativa que busca eliminar as filas de espera por exames no Sistema Único de Saúde (SUS) no município, terá uma nova etapa, com procedimentos de ultrassom endovaginal, mama, de articulação, tireoide e abdômen.
Segundo o prefeito, Mariana irá zerar a fila de ultrassonografia, com cerca de dois mil exames. “Fiquem atentos! A Unidade Básica de Saúde vai fazer contato com você, através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Um dado importante, em 2024, tínhamos 1.771 exames que estavam reprimidos, além dos exames deste ano. Resumindo, nós vamos zerar a fila do ultrassom”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Marilene Gonçalves, celebrou a parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMEP) e o Previne. “Pedimos atenção à toda população ao chamado dos ACS e ao contato das unidades básicas de saúde. A saúde mais perto do cidadão de Mariana”, destacou.
A expectativa da Prefeitura de Mariana é de anunciar a inclusão de novos exames, consultas e cirurgias no Programa Fila Zero. “É o nosso compromisso de uma saúde pública melhor para a nossa população”, disse Juliano Duarte.