O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Primeira reunião de novembro na Câmara de Itabirito tem presença de secretário, extensa votação e homenagens a cidadãos e instituições

Primeira reunião de novembro na Câmara de Itabirito tem presença de secretário, extensa votação e homenagens a cidadãos e instituições

Imagem: Victória Oliveira / Victória Oliveira

A Câmara Municipal de Itabirito realizou, na segunda-feira (3/11), a primeira reunião ordinária do mês, marcada por uma pauta extensa de votações, pela participação do secretário municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, por homenagens e discussões levantadas na Tribuna Livre.

Durante a sessão, os vereadores analisaram diversas proposições. Cinco Projetos de Lei foram aprovados em Redação Final, última etapa antes do envio ao Executivo para sanção ou veto. Outros sete Projetos e um Projeto de Resolução avançaram em Segunda Discussão, além de 11 novas propostas apresentadas. Também foram apreciadas duas emendas e oito vetos novos.

As falas da Tribuna Livre tiveram tempo reduzido para cerca de cinco minutos, permitindo a participação de todos os vereadores. As manifestações abordaram desde cobranças ligadas à limpeza de vias públicas e manutenção de espaços até questionamentos sobre a falta de medicamentos em unidades de saúde do município, tema mencionado, dessa vez, pelo vereador Max Fortes (PSD).

Outra questão destacada foi apresentada pelo vereador Renê Butekus (PSD), que denunciou o acúmulo de lixo em um terreno no bairro Novo Itabirito que, segundo ele, era utilizado por uma empresa licenciada pela Prefeitura para descarte de podas de árvores. Após o fim da autorização, o espaço teria ficado sob responsabilidade do município, mas acabou se tornando ponto de descarte irregular. “Aquele lugar virou um lixão a céu aberto”, afirmou Renê, exibindo imagens que mostram colchões, pneus, móveis e até eletrodomésticos entre os resíduos acumulados, o que aumenta os riscos de proliferação de doenças e contaminação do solo.

Imagem: Câmara Municipal de Itabirito

Secretário apresenta panorama da agricultura local

O destaque da noite foi a participação do secretário Rainer Tawyr Cardoso, que apresentou um panorama das ações da Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Rural. Segundo ele, cerca de 80 produtores locais são atualmente beneficiados por programas de incentivo, 40 deles organizados em associação.

Entre os benefícios oferecidos estão o fornecimento de calcário, horas de serviço com trator agrícola, e distribuição de mudas, sementes e adubos. O secretário também ressaltou a importância da lei que determina que ao menos 30% dos alimentos da merenda escolar sejam comprados da agricultura familiar, percentual que pode chegar a 45%. “A gente não precisa procurar CEASA. Temos um mercado forte aqui e queremos oferecer alimento nutritivo, fresco e de qualidade para nossa população”, afirmou.

Durante sua fala, ele ainda respondeu a dúvidas de vereadores, representando os cidadãos. Rainer afirmou que, de maneira geral, o primeiro passo é procurar diretamente a Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, localizada na Praça Dr. Guilherme, 169, Centro.

Homenagens reconhecem contribuições à comunidade

A reunião também foi marcada pela entrega de Moções de Aplausos a pessoas e instituições que se destacam em diferentes áreas. O professor João Carlos Batista Michel foi homenageado pelos mais de 35 anos dedicados à educação em Itabirito. Na área esportiva, o Sport Club Besiktas, representado por Gabriel Lima de Paula, e Santiago Cardoso de Assis (Assis), referência no Boxe Olímpico, foram reconhecidos por suas contribuições à formação de jovens atletas. Todos esses receberam a homenagem do vereador Fernando da Sheila (MOBILIZA).

O vereador Manoel da Autoescola (PT) homenageou José de Oliveira Aguiar, presidente da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac, pelos mais de 40 anos de trabalho em prol dos idosos. Encerrando as homenagens, a Pousada Capão do Cerrado, no distrito de São Gonçalo do Bação, recebeu Moção proposta pelo vereador Léo do Social (PSDB), pelo incentivo ao turismo sustentável e à valorização das riquezas locais.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni