Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/Reprodução / Marcos Delamore
Ouro Preto deve ter uma virada no tempo e voltar a registrar um intenso período chuvoso. Segundo órgãos oficiais de meteorologia, as chuvas devem ser mais severas em diversas regiões do estado de Minas Gerais, incluindo na cidade histórica.
A instabilidade meteorológica no estado é provocada por uma frente fria, que mantém a previsão de chuvas intensas. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) monitoram, em tempo real, as condições climáticas e a intensidade dos fenômenos.
Em Ouro Preto, as chuvas podem chegar a 300 mm por mês, com ventos fortes e potenciais temporais. Há risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de vulnerabilidade. Também é importante ter atenção para sinais de trincas e rachaduras no solo ou nas paredes das casas.
Diante das previsões para o período chuvoso, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio da Defesa Civil de Ouro Preto, iniciou as ações preventivas para coibir os impactos do alto índice pluviométrico. Entre as principais medidas, estão: o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon), que traça ações estratégicas para o enfrentamento de processos geo-hidrológicos, além de um planejamento intenso e coordenado nas áreas de risco, blitz educativas e diversas ações integradas de alerta e resposta para a proteção da população e dos bens patrimoniais da Cidade Patrimônio Mundial.
Em exclusividade ao jornal O Liberal Inconfidentes, o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Moisés dos Santos, ressaltou a atuação do órgão na prevenção contra os riscos e na orientação dos moradores.
“A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, por meio da Defesa Civil de Ouro Preto, vem desenvolvendo atividades no sentido de orientar a população antes do início das chuvas. Seguimos prontos para agir com eficiência, proteger vidas e preservar Ouro Preto”, disse.
A instituição recomendou medidas de segurança para o período chuvoso e reiterou o papel colaborativo e participativo da população junto à Defesa Civil. “A população deve e pode colaborar com a Defesa Civil, de forma preventiva, ajudando no monitoramento e cuidando das residências”, afirmou o secretário.
Alerta da Defesa Civil
Confira algumas sugestões repassadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito:
● Em áreas, porventura de risco, a orientação é que as pessoas deixem suas residências e procurem apoio de algum parente ou amigo para que possam se instalar com a família em local seguro.
● Em caso de elevação do nível da água vinda de encostas, avise os vizinhos sobre o fato e deixem o local imediatamente.
● Evite deixar as calhas e os bueiros obstruídos para a passagem da água.
● Retire lixos e entulhos das residências.
● Evite permanecer em locais que tendem a ocorrer alagamentos ou deslizamentos de terra.
● Providencie, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a poda de árvores.
O responsável pela pasta ainda informou que a Defesa Civil, bem como a Guarda Civil Municipal e as demais entidades de segurança pública e atendimento, terá equipes de plantão para atuarem de imediato nas emergências.
“Para os casos de emergência, caso ocorra algum problema causado pelas chuvas, orientamos a ligar, o mais rápido possível, para os números: 199 (Defesa Civil); 193 (Corpo de Bombeiros); 190 (Polícia Militar) e 192 (SAMU)”, pontuou Moisés dos Santos.
“A mensagem que a Secretaria de Segurança e Trânsito e a Defesa Civil deixam é a de que toda a população de Ouro Preto deve ficar atenta para o período chuvoso. Não negligencie a prevenção”, concluiu o secretário.