Texto: Vívian Chagas, Revisão: Greiza Tavares
A Prefeitura de Ouro Preto está executando o desassoreamento de aproximadamente 2 km na extensão do Córrego do Prata, no distrito de Amarantina. A ação, conduzida pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, conta com autorização do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e tem como objetivo garantir o melhor escoamento do curso d’água, reduzindo riscos de alagamentos e preservando o equilíbrio ambiental da região.
“Esse tipo de ação é preventiva e muito necessária, especialmente antes do período chuvoso. Com a limpeza e o desassoreamento do córrego, estamos evitando problemas futuros, como enchentes e erosões, e contribuindo para a preservação ambiental de Amarantina”, afirmou o secretário de Obras, Franklin Evangelista.
O desassoreamento consiste na retirada de sedimentos, entulhos e materiais acumulados no leito do córrego. O processo é essencial para recuperar a profundidade natural do corpo d’água, melhorar o fluxo da correnteza e prevenir o transbordamento em períodos de chuva intensa.