Imagem: Reprodução / Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu a servidora de carreira e gestora de Cultura e Pedagogia da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Nayara Casazza de Sales, que representou a Comissão de Plano de Carreiras da instituição e utilizou a tribuna livre para solicitar apoio dos vereadores na campanha de reajuste salarial e valorização da classe. Os parlamentares se mostraram receptivos à demanda e destacaram a importância desses profissionais para a salvaguarda dos bens patrimoniais e artísticos da Cidade Patrimônio Mundial.
A visita ao Legislativo teve como objetivo chamar a atenção para suas reivindicações relacionadas a melhores condições salariais e à atualização do Plano de Carreira da entidade referência nacional de preservação cultural. Eles pleiteiam pela revisão e reelaboração do Plano de Carreira da FAOP, que garantiria um reajuste salarial aos servidores.
Reconhecida como patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, a FAOP, fundada em 1968, fomenta e democratiza o acesso à arte e à cultura, além de promover a socialização, participação, inclusão e desenvolvimento de talentos da comunidade ouro-pretana, da região e do Brasil. A instituição viabiliza atividades em diversas frentes de atuação, como: Núcleo de Arte e Ofícios, Núcleo de Conservação e Restauração, o Laboratório de Conservação Jair Afonso Inácio e a Galeria Nello Nuno. No momento, 64 servidores desempenham suas atribuições para cerca de 450 matriculados, que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural e da história de Ouro Preto.
Nayara Casazza, em seu discurso, destacou a luta dos servidores e enfatizou que os profissionais estão inseridos em uma realidade salarial muito abaixo do que é praticado no mercado.
“Essa situação ameaça a continuidade da excelência dos serviços prestados pela instituição e desvaloriza aqueles que insistem em sustentar a sua missão. O nosso quadro de servidores encontra-se extremamente defasado e isso é lastimável. A tendência contínua é a evasão de professores e técnicos, o que leva, até mesmo, ao fim das atividades da FAOP em Ouro Preto. Uma perda irreparável para Ouro Preto e região. Clamamos pelo suporte dos membros dessa Câmara de Vereadores e apoio desta casa legislativa para que, juntos, possamos assegurar o futuro da FAOP e a valorização dos profissionais que a sustentam”, afirmou a representante da FAOP.
O que disseram os vereadores
O vereador Matheus Pacheco (PV) demonstrou a necessidade de integração das Comissões de Educação e Cultura da Câmara para a valorização dessas categorias profissionais. “É muito importante que essa Casa possa acompanhar de perto essa situação. Temos, aqui na Câmara, a Comissão Permanente de Educação e de Cultura, e assim, peço que liderem, junto à FAOP, para dialogar com o Governo do Estado”, declarou.
O vereador e primeiro secretário da Casa Legislativa de Ouro Preto, Renato Zoroastro (PSB), mencionou as dificuldades vivenciadas pelo setor e a importância da instituição para a cidade histórica: “É uma luta muito legítima e que já esteve na Câmara no mandato passado. Pelo panorama apresentado, nada mudou. O que a gente vem percebendo, ao longo dos últimos anos e, principalmente, em Minas Gerais, é o sucateamento da cultura e educação. Seria um grande retrocesso para a cultura e a parte histórica da cidade. Não podemos permitir esse sucateamento. Uma instituição tão importante para o cenário histórico e cultural da nossa cidade”, disse.
A vereadora Lílian França (PP) apresentou uma fala comentando sobre a disposição de seu mandato em dialogar com deputados em busca de melhorias salariais para a categoria. “A FAOP é uma grande preciosidade que temos em Ouro Preto. Creio que podemos prosperar nesta pauta”, avaliou.
O parlamentar e presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Vereadores, Alex Brito (PDT), reafirmou a articulação entre as comissões da Casa de Leis para buscar, em instâncias estaduais, resultados positivos para a instituição cultural de Ouro Preto. “Iremos dar um passo a mais e marcaremos uma reunião com a Assembleia para conseguirmos um bom resultado”, expressou.