Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
Celebrado mundialmente no dia 27 de setembro, o Dia do Turismo encontra em Ouro Preto motivos crescentes para serem comemorados, diante do fortalecimento do setor e dos resultados positivos. A cidade carrega, em suas ruas históricas, igrejas imponentes, museus encantadores e casarões antigos, um exuberante patrimônio histórico e cultural, que a consagrou como a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Unesco, há 45 anos. Ouro Preto se destaca como um destino de referência para visitantes de todo o Brasil e do mundo.
Estimativas apontam que Ouro Preto recebe, em média, cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. Esse número está atrelado aos eventos locais, artesanato, gastronomia típica, manifestações artísticas, datas históricas e festas tradicionais, como o Carnaval, a Semana Santa, e o Festival de Inverno, épocas em que a cidade alcança números expressivos de visitantes. O fluxo intenso e constante de pessoas contribui para impulsionar setores como hospedagem, alimentação e serviços, tornando Ouro Preto um motor e importante centro cultural e educacional.
Os principais cartões postais da cidade histórica são os atrativos mais procurados pelos visitantes. Situado no Centro Histórico de Ouro Preto, a Praça Tiradentes abriga um dos monumentos mais importantes e decisivos da história local e nacional, o Museu da Inconfidência. O edifício é um marco e um legado cultural que atravessa séculos e continua vivo na vida cotidiana da cidade. Em 2024, o espaço recebeu 347 mil visitantes, recorde de público desde a sua inauguração.
O turismo se encontra em cada parte de Ouro Preto e rompe os limites municipais, conquistando o mundo com o artesanato e a história. A Feirinha de Pedra Sabão de Ouro Preto, utilidade pública do município, reúne mais de 50 artesãos, que vendem jóias, como colares, brincos, anéis e pulseiras, camisetas e bonés bordados, pedras preciosas e peças decorativas em pedra sabão, e possibilitam aos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo guardar recordações de Ouro Preto.
O turismo, em Ouro Preto, é histórico, efervescente e clássico. Não faltam motivos para celebrar o momento vivido pela cidade e por seus doze distritos. Turismo em alta, economia circular e diversificada, investimentos na preservação patrimonial e conquistas históricas para a população local. Para o prefeito Angelo Oswaldo (PV), o fortalecimento do turismo local se deve à continuidade de ações de incentivo para o setor.
“Celebramos, na Feirinha de Pedra Sabão, o Dia Mundial do Turismo. O turismo traz emprego, traz renda e valoriza a nossa cultura. O turismo está em alta e é um grande sucesso para o nosso município, tanto na cidade quanto nos distritos”, declarou Angelo Oswaldo.
Em agosto deste ano, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) atribuiu nota máxima ao município de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, pelo ICMS Turismo. A Cidade Patrimônio Mundial obteve o resultado pelo oitavo ano consecutivo e garantiu o repasse de recursos financeiros para 2026. O desempenho de Ouro Preto é fruto de políticas públicas bem executadas e do compromisso do Poder Público Municipal com o fortalecimento do turismo como motor de desenvolvimento econômico.
Outro ponto de destaque para a cidade de Ouro Preto é o aplicativo Ouro Preto Digital, uma iniciativa do setor de turismo para transformar o percurso de visitação pela cidade em uma verdadeira conexão e vivência com a história, a cultura e a arte. O mecanismo possibilita, aos moradores e visitantes, conhecer os monumentos históricos e arquitetônicos, e as paisagens com maior atenção aos detalhes e perspectivas.
Fruto de uma parceria entre a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Ouro Preto, com patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi inaugurado um novo sistema de sinalização turística do Patrimônio Mundial com o objetivo melhorar a experiência de quem circula pela cidade.
A Ouro Preto, erguida no coração de Minas Gerais, carrega títulos e nomenclaturas que a tornam única e encanta gerações com a sua relevância histórica. Um dos principais destinos turísticos do mundo é também Patrimônio Mundial, berço da mineiridade, museu a céu aberto, matriz e guardiã do barroco brasileiro.
A cidade preserva a memória histórica e suas tradições, e tem no turismo um dos motores que movimentam a economia, gerando empregos e fortalecendo a identidade e a herança das Minas Gerais. Ouro Preto respira e vive o turismo cultural, religioso e o ecoturismo por todo o seu território.
Imagem: Marcos Delamore