Depois de um bom tempo sem nos vermos, encontrei uma amiga em um evento. No final, ela convidou-me para um café e fomos a uma cafeteria conhecida em Ouro Preto.
Deixamos as bolsas no carro, pegamos apenas os cartões e entramos. Vendo o QR Code na mesa, minha amiga perguntou ao garçom se não teriam cardápio físico. Um rapaz de nariz em pé se aproximou e, antes que o garçom pudesse responder, empinou ainda mais o narizinho e falou, em um tom insuportável:
– Senhora, aqui só trabalhamos com QR Code ou Instagram.
Dois fatos chamaram a minha atenção: o jeito arrogante do rapaz, que, pelo uniforme, vimos logo tratar-se de um gerente, e a palavra “aqui”, como se cardápio por código de barras fosse a coisa mais moderna do mundo e não existisse em nenhum outro lugar.
Como se não bastasse, ele ainda completou: “hoje em dia todo mundo tem celular”.
Diante deste segundo comentário desnecessário e infeliz, não resisti e abri a boca para responder, mas a minha amiga foi mais rápida. Sem titubear, ela disparou para o moço “eu sei que todo mundo tem celular, eu também tenho, mas não sou escrava dele. Deixei no carro, porque vim aqui para confraternizar com uma amiga”.
O rapaz ficou meio sem graça e se afastou, e o garçom se aproximou com uma energia totalmente diferente, simpático e agradável, com o cardápio em um celular.
A princípio, pensamos em nos retirar, mas achamos melhor não dar atenção a algo tão bobo, e nos voltamos para o atendente que veio até nós, este sim, um profissional preparado e merecedor de nosso interesse.
Seguimos nossa conversa, um encontro muito gostoso, colocamos o papo em dia, olho no olho e sem o celular “que todo mundo tem”.
A questão aqui não é o celular ou o cardápio, nada disto. O absurdo e ridículo desta situação é o total despreparo do gerente, tanto no trato com o público, como em questões técnicas mesmo. Como é possível em pleno 2023 alguém se deslumbrar com cardápio digital, como se fosse a oitava maravilha do mundo? Como um funcionário estufa o peito porque “aqui” usamos código de barras e cardápio pelo Instagram, como se isso fosse a maior novidade, só encontrada “aqui”? E, pior, como fala “todo mundo tem celular” como se o fato de estarmos sem nos diminuísse? Além de despreparo, chega a ser infantil um comentário desses. Bastaria responder “não temos”, e estaria tudo bem.
Nós preferimos ignorar, mas uma atitude assim é de envergonhar o funcionário. Em sua arrogância, acabou caindo no ridículo, e isto não fica feio apenas para ele, como depõe contra o próprio estabelecimento que ele tenta enaltecer de forma tão equivocada. Vai fazer a casa perder clientes, com certeza.