O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
2 min

Turismo em Foco: Prefeitura de Itabirito abre programação voltada ao fortalecimento do setor

Turismo em Foco: Prefeitura de Itabirito abre programação voltada ao fortalecimento do setor

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, realizou na quarta-feira, dia 24 de setembro, a abertura da programação do Turismo em Foco. A cerimônia, na Casa de Cultura Maestro Dungas, contou com a participação de autoridades municipais e de representantes do Conselho Municipal de Turismo.

“O Turismo em Foco reafirma o compromisso da Prefeitura de Itabirito em valorizar as tradições locais, promover a integração regional e ampliar oportunidades por meio do intercâmbio de boas práticas com outros municípios. O fortalecimento do setor turístico assegura desenvolvimento sustentável e projeta a cidade para além de suas fronteiras”, destacou o prefeito Elio da Mata.

Após a solenidade, o público acompanhou duas palestras dedicadas ao desenvolvimento regional. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e de Turismo de Aiuruoca, Gilberto Furriel, apresentou estudo de caso acerca do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, destacando boas práticas em gestão turística.

Na sequência, o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, compartilhou experiências e estratégias de sucesso adotadas pelo município.

“Falar sobre turismo em Itabirito é falar da nossa cultura. E esse evento reafirma a importância de valorizar o que temos de mais autêntico, que são as nossas tradições, a gastronomia e o artesanato, como forma de fortalecer a identidade do município e de projetá-la para além das nossas fronteiras”, frisou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo.

Programação com troca de experiências

A programação também valorizou o artesanato e a gastronomia local. A Associação Itabiritense de Artistas e Artesãos recebeu a visita de integrantes da Associação dos Artesãos e Caseiros de Itatiaiuçu, promovendo uma troca de experiências.

“Fortalecer o turismo em Itabirito leva o nome da cidade para outros lugares. Muitos turistas ficam curiosos sobre a origem do pastel de angu e, por meio do nosso trabalho, conseguimos mostrar essa tradição e contar a história de Itabirito”, destacou a artesã Terezinha Aparecida Lopes, representante da associação.

Patrimônio imaterial de Itabirito, o pastel de angu também foi tema de oficina realizada no Vagão Gastronômico, no Complexo Turístico da Estação, reafirmando a identidade cultural e gastronômica do município.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni