O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

10ª Conferência Municipal de Saúde define propostas de fortalecimento do SUS melhorias no atendimento

10ª Conferência Municipal de Saúde define propostas de fortalecimento do SUS melhorias no atendimento

Marcos Delamore

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Ouro Preto, reunindo gestores, trabalhadores, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para planejar melhorias no atendimento à população e discutir ações para o fortalecimento do SUS no município. O evento foi realizado no auditório do Departamento de Geologia, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, Leandro Moreira, reiterou o foco na construção de propostas, objetivos e investimentos, que irão compor o Plano Plurianual de Saúde dos próximos quatro anos.

“Em 2025, o nosso SUS completa 35 anos e ainda precisa de evoluir muito. A cada passo que conseguimos dar em relação à assistência em saúde, a gente abre uma série de perspectivas. A 10ª Conferência Municipal de Saúde tem o objetivo de construir o nosso Plano Plurianual, tudo aquilo que a gente espera e vai fazer para a população de Ouro Preto, nos próximos quatro anos. O SUS é todos! Viva o SUS!”, declarou.    

 A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, comentou a importância da Conferência como um espaço fundamental para a construção democrática de diretrizes que irão orientar a gestão da saúde no município. “Nós temos trabalhado muito a saúde. Dessa conferência, vão sair muitas propostas interessantes tanto para a revisão estadual quanto para a federal. Agradeço a todos que contribuem para a saúde no município”, afirmou.

Também estiveram presentes na sessão solene de abertura da Conferência representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde (CNS), do Executivo e Legislativo de Ouro Preto, além da participação ativa da população local.

Na última sexta-feira, dia 26 de setembro, novos investimentos contemplaram a Saúde de Ouro Preto. Com a instalação do Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce (CFPS Rio Doce), foi confirmado o repasse de R$10 milhões para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os recursos serão aplicados na reforma do CAPS-AD, da Policlínica Municipal e na construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Antônio Dias, além da ampliação do CAPS para o atendimento 24h e a implantação de um centro de convivência voltado para a rede de atenção psicossocial.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni