Imagem: Iron Biker Brasil/ Marcos Delamore
A cidade de Mariana, no interior de Minas Gerais, se transformou em um cenário histórico de competitividade, superação e de amor ao esporte para receber a tradicional prova do Iron Biker Brasil 2025. O maior evento de mountain bike da América Latina aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro e reuniu ciclistas e visitantes de todas as cinco regiões do Brasil.
Desde 2013, Mariana se consolidou como sede fixa do evento, permitindo aos competidores percursos que combinam trechos urbanos às desafiadoras trilhas da região. A Praça Gomes Freire, popularmente conhecida como Jardim de Mariana, está situada no coração do Centro Histórico da cidade e foi o ponto de largada e chegada de participantes motivados pelo desafio pessoal, pelo esporte e pelas experiências inesquecíveis.
O evento foi dividido em dois percursos: o Total (A), com largada às 7h30, e o Reduzido (B), às 8h20. A prova foi disputada em 37 classes, incluindo as categorias individuais, duplas e e-bikes. O resultado final indicou Diogo Nascimento como campeão geral masculino da categoria elite, com Édson Gilmar na segunda colocação. Já no elite feminino, Gabriela Ferolla, foi a vencedora. Na modalidade e-bike, Weber Gomes se sagrou vencedor do primeiro lugar no masculino e Flávia Coelho conquistou o título no feminino. O campeão do percurso reduzido foi Weder Gonçalves.
Mais de 1.700 participantes e, aproximadamente, 6 mil pessoas estiveram na Primaz de Minas para contemplar a programação esportiva e cultural da edição de 2025 do Iron Biker Brasil. Segundo a administração municipal, o evento gerou impacto econômico, cultural e esportivo para a cidade histórica.
O Prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou a importância do evento para o esporte, o turismo e a economia local. “O Iron Biker Brasil é mais do que uma competição, é um motor de diversificação econômica para a nossa cidade e um exemplo de como o esporte pode transformar e fortalecer Mariana. E anuncio que, nos próximos três anos do meu mandato, a competição está confirmada e fica em Mariana”, celebrou.
O organizador do evento, Lucas Fonda, declarou o impacto positivo da permanência da prova no município de Mariana. “Estamos aqui na 32ª edição do Iron Biker Brasil, a 13ª consecutiva em Mariana. É um evento que já está no calendário da cidade, fomenta a rede hoteleira e gera desenvolvimento socioeconômico. Ficamos muito honrados em realizar o Iron Biker aqui.”, afirmou.
O Iron Biker Brasil contou com a participação de ciclistas homens e mulheres, iniciantes e veteranos, amadores e profissionais, para celebrar a cultura do esporte e aproveitar os espaços de lazer e de cultura da cidade histórica.
Os resultados completos estão disponíveis no site: tionline.net.br/resultados