O Liberal
Últimas Noticias
Ouro Preto
3 min

BR-356, principal rota de acesso a cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, será leiloada

BR-356, principal rota de acesso a cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, será leiloada

Imagem: Marcos Delamore/ Marcos Delamore

Nesta quinta-feira (18), a BR-356, principal rota de acesso a cidades históricas, como Ouro Preto e Mariana, éleiloada no lote Via Liberdade, da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A concessão prevê que a rodovia será administrada pela iniciativa privada pelos próximos 30 anos.

O projeto dispõe de um investimento total de aproximadamente R$ 6 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes de recursos do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015. O Novo Acordo visa avanços estruturais, sociais e econômicos para as comunidades impactadas.

Segundo o Governo de Minas Gerais, a duplicação da BR-356 é considerada indispensável para promover melhorias na mobilidade, minimizar o risco de acidentes e viabilizar a ligação entre a capital mineira e as cidades de Mariana e Ouro Preto, patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, reconhecidas nacional e internacionalmente, e que recebem grande fluxo turístico. O projeto também é tido como crucial para escoar a produção da região, que concentra atividades mineradoras, industriais e do setor de serviços. “A BR-356 é uma estrada que vai mudar por completo toda essa região. Ouro Preto, Mariana, Ponte Nova e toda essa região que vai passar a ter um desenvolvimento muito maior. Além, é lógico, do maior conforto de maior segurança, não é só facilidade no fluxo”, afirmou o governador.

Ao longo de 30 anos, o objetivo é aprimorar a infraestrutura viária, impulsionar o desenvolvimento logístico e fortalecer o turismo na região. A duplicação da rodovia é considerada uma das principais intervenções de mobilidade em Minas Gerais. As obras vão priorizar o trecho entre a BR-040, na Grande BH, e Mariana, que passará por duplicação completa. Em seguida, entre Mariana e Ponte Nova, estão previstas requalificações e a construção de terceiras faixas.

Leilão do novo Complexo Hospitalar HoPE

O Governo de Minas realiza, nesta sexta-feira (19), o leilão do Complexo Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), que será inaugurado na Gameleira, em Belo Horizonte. A nova estrutura irá agregar os atendimentos de quatro unidades que funcionam em diferentes centros de saúde: João Paulo II, Eduardo de Menezes, Alberto Cavalcanti e a Maternidade Odete Valadares.

A nova unidade de saúde irá dispor de mais de 500 leitos, sendo 100 de UTI, além de sua capacidade de ampliação em situações emergenciais. O hospital terá 60 consultórios, 13 salas cirúrgicas, laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e serviços de pediatria, infectologia, dermatologia sanitária, saúde da mulher, oncologia e hematologia.

A estimativa é de mais de 200 mil consultas especializadas e 30 mil internações por ano. O novo hospital, com credenciais de atendimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), será um importante aliado para a saúde pública de Minas Gerais.

Imagem: Corpo de Bombeiros

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni