Imagem: Victória Oliveira/ Por Victória Oliveira
Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabirito, o vereador Renê Butekus (PSD), levou à tribuna uma série de reclamações, sobre a infraestrutura da Praça dos Inconfidentes, mais conhecida como Praça da Julifest. Os questionamentos do parlamentar se basearam em observações feitas durante a Festa do Pastel de Angu, realizada no último fim de semana, 13 e 14 de setembro.
Renê apresentou imagens de poças d’água formadas após a chuva de sábado (13) na pavimentação do espaço, em diferentes locais da festa. Segundo ele, as imagens evidenciam os problemas de drenagem que permanecem, mesmo após os investimentos da prefeitura em obras e melhorias na área. O vereador se refere às Obras de Drenagem Pluvial e Serviços Complementares, executados pela empresa Conterplan, com custo de mais de R$ 13 milhões.
Poça d’água durante Festa do Pastel de Angu
Outro questionamento foi sobre os banheiros fixos construídos no espaço, que permaneceram fechados durante o evento, obrigando a contratação de banheiros químicos. O mesmo aconteceu no primeiro dia da JuliFest 2025, a popular festa realizada em julho. Os sanitários femininos e masculinos do espaço também são resultados de um investimento da prefeitura, construídos na promessa de agilizar a preparação do espaço e reduzir gastos com estruturas provisórias.
Entrada para sanitários fechada
“É isso que é incompetência, nessa brincadeira toda, estou falando de quase 26 milhões gastos por essa gestão, é muito dinheiro pra nada. Não quero falar se a festa tava boa ou ruim, mas quero falar do que eu vi”, concluiu o vereador.