O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Prefeito de Ouro Preto lança obra sobre a arte barroca em Minas Gerais

Prefeito de Ouro Preto lança obra sobre a arte barroca em Minas Gerais

Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore

Na noite desta segunda-feira (1º/9), o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, lançou o livro “Geraes: Arte Barroca em Minas”, que resgata o movimento artístico do Barroco Mineiro e suas influências na arquitetura, escultura e pintura. A obra foi organizada por Maria G. A. de Andrade e publicada pela Editora Relicário.

O lançamento oficial na Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade aconteceu na Livraria Outras Palavras, no bairro Rosário, e contou com a presença de autoridades municipais, amigos e parte da população ouro-pretana, que prestigiaram o evento. Anteriormente, no dia 18 de agosto, o ex-secretário de Cultura, jornalista e advogado realizou o lançamento da obra na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte.

Ao longo de quatro décadas, o escritor brasileiro pesquisou acerca do patrimônio cultural mineiro e criou a obra, que é um compilado de quase vinte textos sobre o tema sacro, o processo de formação cultural, a atuação das tradições religiosas no processo, o uso de materiais locais nas construções, produção artística, riqueza de detalhes e o apogeu das artes no Brasil oitocentista.

Além disso, a obra contempla uma iconografia cuidadosamente selecionada e acrescenta a inspiradora reflexão sobre o Barroco e dispõe da reflexão do autor, abordando a política da preservação e a projeção da força da arte por meio do tempo. O livro é segmentado em duas partes: “Arte barroca brasileira” e “As bulas e as fábulas: preservação e inspiração”.

Em entrevista concedida ao jornal O Liberal Inconfidentes, Angelo Oswaldo discursou sobre o processo de construção e organização do livro.

“Vários amigos me estimularam muito a reunir estudos, pequenos ensaios ou textos maiores que eu tenho sobre temas do barroco mineiro. Sempre mergulhado nessas histórias todas, como prefeito de Ouro Preto, como secretário de Cultura do Estado e como presidente do Iphan, tive um convívio muito longo com o barroco mineiro”, declarou o escritor.

Os ensaios escritos por Angelo Oswaldo permitem a compreensão da arte sacra em Minas Gerais e se debruçam em descrições de elementos plásticos que compõem as obras de arte. Ademais, o prefeito de Ouro Preto destaca as práticas de devoção como parte principal das temáticas de sua escrita.

O livro “Geraes: Arte Barroca em Minas” narra e ilustra, sob a perspectiva inédita do ex-ministro da Cultura, o patrimônio cultural brasileiro, a arte, o barroco e a cultura mineira, integrantes da história e da paisagem arquitetônica, cultural e artística de Ouro Preto e de Minas Gerais.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni