O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

A Salvação (Conto) – Parte 5

Mais de uma hora se passou, quando, visivelmente mais calma, a senhora entrou no aposento. Assentou-se em uma cadeira de palha e chamou Rosa para sentar-se junto dela.
– Minha filha (novamente Rosa arregalou os olhos diante do tratamento) – disse ela em um tom suave de voz. Preste muita atenção na história que vou lhe contar: O meu nome é Constância e meu marido era um duque. Fiquei viúva muito cedo, e criei sozinha o meu filho. Ele era tudo para mim. Talvez por isto, pelo excesso de mimo, tornou-se um jovem inconsequente e sem juízo, mas era um rapaz de bom coração e um filho amoroso. Ele era a minha vida. Há quatro anos, divertindo-se com amigos em uma de nossas propriedades no campo, caiu do cavalo e quebrou o pescoço, falecendo na hora. 
Nesta parte do relato, a duquesa Constância enxugou mais uma lágrima, dentre tantas que rolaram em sua face desde que Rosa surgira em sua porta. Respirou fundo e continuou:
A minha vida se acabou naquele dia. Briguei com Deus, perdi a Fé, e nunca mais saí de casa, nem para ir à missa. Tornei-me triste e amarga, dispensei a criadagem e somente Alfredo, que está na família desde a época em que o duque era vivo, insistiu em permanecer comigo. Hoje você restaurou-me a vontade de viver.
Rosa perguntou:
– A senhora vai contratar-me como dama de companhia?
A duquesa, sorrindo, respondeu:
– Você ainda não entendeu. Não tenha medo, mas a foto que você viu na parede é do meu filho Roberto. Leia a carta que me trouxe.
Rosa não sentiu medo, muito pelo contrário. Uma grande serenidade tomou conta de seu ser, quando pegou a carta das mãos da duquesa e leu:
– Minha mãe querida. Não chore mais por mim. Agora eu estou bem. Receba esta moça não como uma criada, mas como uma filha. Ela será para você tudo o que eu não fui. Eu ainda estava perdido, sem entender o que aconteceu, quando a bondade do coração desta menina fez com que ela desse tudo o que tinha para que eu seguisse o meu caminho. A sua oferta foi a minha salvação. Através de suas orações e da atitude em dar o que tinha por mim, encontrei a luz. Estou bem e feliz. Receba-a com o mesmo amor que me dedicou a vida toda e eu não soube retribuir. Com amor, seu filho, Roberto.
Ao terminar de ler a curta mensagem, Rosa levantou os olhos, que se cruzaram com os da duquesa, e ambas, sem palavras, disseram tudo em um apertado e carinhoso abraço.
(Continua na próxima edição)

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni